A Renault inaugurou recentemente um showroom feito a partir de 15 contêineres reaproveitados. A estrutura está instalada em Île Seguin, um dos subúrbios de Paris, e poderá ser transportada para outra localidade quando a exposição chegar ao fim.

A montadora francesa escolheu os arquitetos do escritório norte-americano Man para coordenarem o projeto. O resultado do trabalho foi a construção de um espaço prático e útil feito com materiais de baixo impacto ambiental e facilmente desmontáveis após seu uso.

O centro de exposições foi erguido sobre uma plataforma de madeira e contou com a utilização de 15 contêineres que já foram usados em transportes marítimos, com tamanhos que variam entre 20 e 40 pés. Para deixar o ambiente interno confortável ao uso, os arquitetos abriram grandes janelas,  por onde passam a luz e a ventilação natural.

O complexo abriga espaços destinados a diferentes usos. Além de servir para expor parte da história da Renault, o local também possui escritórios, sala de reunião, uma loja e um restaurante que abriga uma grande mesa comunitária.

Os contêineres foram pintados com cores diferentes, dando ao local um ar descontraído e maior vivacidade. Esta é mais uma prova de que esse material pode ser extremamente útil à construção civil, funcionando como uma alternativa eficiente e moldável, principalmente para construções temporárias. Com informações do Archidesignclub.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.