- Publicidade -

É comum fitas e vídeos cassetes, que não estão mais em bom estado, irem direto para o lixo. Porém, existe solução para estes e muitos outros materiais através da técnica Upcycle, termo usado para a revitalização de algo que não teria mais utilidade.

Ao invés de irem para o lixo, os produtos que não têm valor para a indústria de reciclagem ganham uma “cara nova”. Isso reduz a quantidade de entulho e evita o aumento da poluição gerada pela fabricação de novos produtos, com as mais diversas utilidades possíveis.

Embalagens de salgadinho, isopor, roupas ou sapatos velhos, restos de tecidos, fita cassete, discos de vinil, entre outras coisas, se transformam de maneira inimaginável. Basta ter criatividade. Este é o caso de Maat Grassmeyer, um músico nascido em Nasshville, EUA, que criou um telhado feito com 350 discos de vinil riscados.

- Publicidade -

A cobertura, totalmente artesanal e reciclada, protege a casa do sol e da neve. Os discos foram deixados ao ar livre durante dois anos para testar sua durabilidade antes serem transformados em cobertura. Após passarem no teste de resistência, os “aparatos sonoros” foram pregados sobre uma estrutura de madeira e logo tomaram a forma de telhado.

O holandês Patrick Schuur é outro exemplo de que a criatividade não tem limites e quase tudo pode ganhar uma nova utilidade. Ele usou 900 fitas cassete para construir um armário personalizado.

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -