- Publicidade -

No município holandês Sint-Michielsgestel ganhará um prédio totalmente coberto por vegetação. Com uma estrutura inusitada, formada por blocos onde serão inseridos vasos de plantas, à primeira vista parece uma imensa loja de jardinagem.

Projetada pelo escritório MVRDV, o edifício residencial foi batizado de Green Villa. Ele terá três andares e seus blocos, com profundidades variadas, abrigarão variadas espécies de plantas, arbustos e árvores.

“Este projeto é uma continuação de nossa pesquisa em prédios sem fachada e ‘esverdeamento radical’”, explica Winy Maas, sócio-fundador da MVRDV. “Precisamos de um ‘mergulho verde’ e devemos também cobrir telhados e fachadas altas com vegetação. Plantas e árvores podem nos ajudar a compensar as emissões de CO2, esfriar nossas cidades e promover a biodiversidade”, completa.

- Publicidade -

Apesar de parecer exagerado, tudo foi bem pensado. As espécies de plantas serão selecionadas e colocadas levando em consideração a orientação da fachada e quais funções podem desempenhar: privacidade, sombra ou o que for necessário. Mas quem vai cuidar de tanta planta? Os moradores poderão ficar tranquilos quanto a manutenção, pois um sistema de irrigação controlado por sensor – e que reaproveita água da chuva – garantirá uma fachada verde durante todo o ano.

Fotos: MVRDV

A construção está prevista para começar em 2020.

Equipe:

Arquiteto: MVRDV
Sócio fundador responsável: Winy Maas
Parceiro / diretor: Gideon Maasland
Equipe de Design: Gijs Rikken, Karolina Szóstkiewicz, Daan Zandbergen
Co-arquiteto: Van Boven Architecten

Confira outros projetos do mesmo escritório de arquitetura que já falamos:

Mercadão em Taiwan vai produzir alimentos em extenso telhado verde

Viaduto abandonado na Coreia vira parque elevado com 24 mil plantas


- Publicidade -