Conhecer o principal mercado de uma cidade é uma forma de aproximar-se da cultural local de um determinado lugar. Em Taiwan, um projeto quer tornar esta experiência ainda mais especial ao criar um telhado verde em um novo mercado atacadista de frutas e vegetais, que será acessível aos visitantes.

Desenhado pelo estúdio holandês MVRDV, o projeto é composto por uma estrutura simples com tetos altos e ondulados que permitem uma ventilação natural abundante. Um ponto interessante é que duas de suas extremidades descem até o nível do solo, criando um belo aspecto visual. Como parte do espaço ao redor possui muito verde, a construção quase se mescla à paisagem natural.

Mas, não só de plantinhas viverá o telhado. A proposta é cultivar variadas culturas ali, como abacaxi, rosas, chá e até arroz. Os visitantes também terão bancos e mesas de piquenique à disposição. A ideia é que o telhado seja usado para reuniões, socialização e para os que apenas querem contemplar a paisagem.

Imagem: MVRDV

Mais que um mercadão

Além de um grande espaço para comprar frutas e legumes, o mercadão vai abrigar no topo do telhado um anexo com escritórios administrativos, um restaurante e um centro de exposições. Neste último, produtos agrícolas da região poderão ser exibidos, atraindo não só adultos mas também visitas escolares.

Localizado em um ponto distante do centro de Tainan, a cidade mais antiga de Taiwan, o mercado, segundo o MVRDV, está ao lado de uma importante rodovia e tem fácil acesso por transporte público, sendo “conveniente para comerciantes, compradores e visitantes”.

“Tainan, na minha opinião, é uma dessas cidades que é tão bonita para mim porque talvez a maior parte dela seja natureza, campos agrícolas, fazendas, mar e montanhas”, afirma Winy Maas, co-fundador da MVRDV. “Tainan Market pode tornar-se um edifício que simboliza esta beleza, uma vez que complementa a paisagem e o ambiente circundante. É completamente funcional e atende às necessidades de venda e compra de mercadorias, mas seu telhado permitirá que os visitantes aproveitem a paisagem enquanto escapam da agitação”.

O projeto foi realizado em parceria com o escritório de arquitetura local LLJ Architects e a construção está em andamento, tendo conclusão prevista para o final de 2020.

Imagem: MVRDV
Imagem: MVRDV