- Publicidade -

O arquiteto Matteo Thun projetou um eco hotel que ficará situado no Parque Nacional de Stelvino, nos Alpes Italianos. O hotel é composto por uma série de construções subterrâneas, unidas por uma superfície ondulada de telhados verde. Além disso o hotel utiliza-se dos princípios do design passivo e de bombas de troca de calor com o solo para economizar energia.

Além disso, o método de construção dos apartamentos, o modo que eles foram implantados no terreno e os materiais empregados foram todos escolhidos para minimizar o impacto do complexo no meio ambiente.

O hotel terá 11 apartamentos individuais com as janelas voltadas para face sul (correspondente a face norte no Brasil). Os apartamentos serão construídos e depois cobertos por uma imensa cobertura verde, que manterá a temperatura agradável durante o ano todo.

- Publicidade -

A inclinação da cobertura cria uma área coberta que serve de proteção para o calor excessivo do verão e o uso da terra nos telhados verdes ajuda a diminuir a poluição sonora.

As janelas são todas em três camadas de vidro, o que ajuda a aumentar a eficiência energética e o controle acústico. As bombas de troca de calor com o solo se aproveitam de uma nascente de água subterrânea, com temperatura constante, para obter um aquecimento ou resfriamento eficiente durante o inverno e o verão.

O hotel terá uma série de benefícios ‘verdes’. O arquiteto descreve o Klima Hotel como sustentável pois se baseia nos três pilares: econômico, sócio-cultural e ambiental.

- Publicidade -