Esqueça os quartos encontrados na maioria dos albergues espalhados pelo mundo: um novo hostel construído na cidade de Bonn, na Alemanha, oferece aos hóspedes trailers e vagões de trens abandonados, que foram reformados e decorados com temas diferentes. O local, um antigo galpão sem uso, também conta com 120 camas espalhadas com colchões ajustáveis, em que os hóspedes podem se acomodar.

Chamado de BaseCamp Bonn Young Hostel, o galpão em que foram estacionados os antigos trailers e vagões possui uma área de 1.600 metros quadrados, e, para se hospedar no albergue, é necessário desembolsar, pelo menos, 22 euros (cerca de 66 reais), mas a acomodação mais cara chega a custar 69 euros (algo em torno 208 reais).

Ao todo, o albergue deixa à disposição de seus clientes dezenove trailers usados e dois vagões de trens, decorados de maneira descontraída: as acomodações contam com trailers inspirados no estilo safári, anos 1960, nave espacial, submarino e até no estilo Drag Queen. Além do design irreverente, o local também começou a ser considerado como referência em sustentabilidade, uma vez que dá uma nova aplicação a estes veículos, que iriam parar nos ferros-velhos.

As reservas para o BaseCamp Bonn Young Hostel podem ser realizadas pela internet, no site do albergue. A cidade de Bonn é localizada no noroeste da Alemanha, atrai grande quantidade de turistas e se localiza a trinta quilômetros de Colônia. No ano passado, brasileiros apresentaram um projeto de sustentabilidade para um hostel no Rio de Janeiro, que apostava em vários materiais reciclados em suas acomodações.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.