- Publicidade -

Espaço de valorização da juventude indígena é projetado no Canadá

Projeto arquitetônico busca respeitar ritos e modos de vida dos povos indígenas

jovens indígenas Canadá
Foto: Lemay

Há 15 anos em funcionamento, a organização sem fins lucrativos Urban Society for Aboriginal Youth (USAY) ganhará um novo centro da juventude no bairro de Forest Lawn na cidade de Calgary, no Canadá. O projeto prevê espaços pensados especialmente para jovens indígenas, além da incorporação de técnicas ecológicas.

- Publicidade -

Medindo quase 464 m2, a estrutura terá três espaços principais divididos em dois andares: no andar principal ocorrerá reuniões da comunidade, refeições, além de um “espaço maker” multiuso para programação STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática). Esta última oferece oportunidades de aprendizado e intercâmbio cultural entre os jovens.

Já no segundo andar estarão os escritórios de funcionários, reuniões de parceria e áreas para capacitação de jovens. O espaço se conecta a um jardim na cobertura repleto de remédios tradicionais e assentos comunitários – ali poderão ser realizados ritos de defumação, ensinamentos de constelação com os anciãos, autocuidado, entre outras atividades. Adjacente ao edifício, um lote ao ar livre poderá servir a usos diversos, tais como mercado, distribuição de alimentos, feira de empregos, círculo de tambores e prática de esportes.

“Com este novo prédio, poderemos expandir nossa programação e alcançar ainda mais jovens da comunidade. Acreditamos que este projeto terá um impacto significativo e positivo na vida dos jovens indígenas de Calgary, estamos entusiasmados”, afirma LeeAnne Ireland, diretora executiva da USAY.

A área onde o edifício será construído faz parte do território tradicional das nações Siksika, Kainai, Piikani, Iyarhe Nakoda e Tsuut’ina e Metis. Mas, a ideia não é apenas erguer um prédio e sim criar um lugar de pertencimento e desenvolvimento pessoal para os milhares de jovens indígenas, entre 12 e 29 anos, atendidos pela USAY.

- Publicidade -

Buscando criar espaços abertos, que incentivem abordagens participativas, os espaços do centro juvenil são compostos por entradas sem barreiras e corredores mediados por painéis de madeira e policarbonato translúcido para criar uma sensação de união.

 jovens indígenas Canadá
Foto: Lemay

Além de todos os aspectos já citados, o centro da juventude é também projetado para alcançar um equilíbrio sustentável. Para tanto, aplica estratégias passivas, como elementos de biofilia e iluminação natural, além do uso de materiais naturais como madeira. O espaço também será cercado por plantas e terá geração de energia solar com a instalação de painéis solares na cobertura. A eficiência energética ainda ajudará a reduzir os custos da organização.

jovens indígenas Canadá
Foto: Lemay

Com financiamento quase total do governo do Canadá, o projeto foi formulado por meio de um processo de design colaborativo com o escritório de arquitetura e design Lemay. A previsão de conclusão da obra é para março de 2024.

- Publicidade -
jovens indígenas Canadá
Foto: Lemay