O Centro Leopold é um prédio equipado para o consumo consciente da energia e do uso de água. Projeto da Fundação Aldo Leopold, o local é um centro de entretenimento ecológico com espaço para diversas temáticas culturais e ambientais.

O prédio combina eficiência energética, utilização de materiais locais e reciclados. Entre os sistemas ecológicos implantados, a cascata de água que reaproveita a água da chuva é um exemplo de reaproveitamento simples, bonito e inspirador.

Dentro da estrutura há escritórios, áreas de exposição de artefatos, espaço de arquivos, biblioteca e diversas áreas destinadas ao ensino de questões que envolvem o meio ambiente. Todo o trabalho foi recompensado com as premiações do selo GBC e Zero Energy Building. Porém, o que mais chama a atenção em todo o projeto é a filosofia que envolve sua construção.

Quando o ambientalista Aldo Leopold pensou em criar o local a ideia era ver concretizado o espírito de viver em comunidade respeitando as plantas, os animais e fazendo uso consciente dos recursos naturais. Hoje a fundação incentiva o manejo da terra, o uso ecológico e ético de terras privadas e públicas e ainda incita o trabalho em grupo.

“Enquanto nos preocupamos com as pessoas, a terra, e as conexões entre eles, temos esperança de ecossistemas sustentáveis, economias sustentáveis ??e comunidades sustentáveis”, informa o site da Fundação.

Construída em Baraboo, uma cidade localizada no estado norte americano de Wisconsin, o local é mantido pelos cinco filhos de Aldo Leopold como uma organização sem fins lucrativos.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.