Em uma encosta íngreme na cidade francesa de Noisy-le-Grand, uma escola singular de madeira foi construída com inspiração nórdica. O espaço aposta na diversidade de espaços partilhados para criar ambientes fluidos e que gerem bem-estar. O uso de madeira como material construtivo, energia renovável e cores neutras são destaques da obra.
Para um edifício produzir mais energia do que consome diversos fatores devem ser considerados. O design de baixo carbono permite a ventilação natural das salas de aula, quando possível, assim como a entrada de iluminação. Também foi instalado um equipamento de proteção contra a luz solar externa direta, enquanto o aquecimento interno do piso é conseguido graças a energia geotérmica – energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.
O projeto também envolve reduzir ao máximo as perdas térmicas e a captação de energias renováveis por meio da integração de painéis fotovoltaicos.
Integração e bem-estar
Oiseau Lyre é o nome da escola voltada para alunos do ensino infantil e fundamental. O projeto arquitetônico, do escritório r2k, acolhe a luz natural graças a clarabóias, vidros interiores, entre outros recursos. A iluminação é parte essencial do bem-estar e, a partir dos espaços interiores, a vista para os jardins contribui muito para um ambiente tranquilo. A acústica definida pelos tetos de madeira, bem como a iluminação indireta, completam o ambiente relaxante.
Não é somente no espaço físico que essa abertura se faz presente. São 24 salas de aula, além de 8 salas destinadas a espaços de recreação. Os vários ambientes comuns, que incluem biblioteca, galeria de arte, pavilhão desportivo, entre outros, são partilhados com associações da sociedade civil durante as férias escolares.
A chave do projeto está na incorporação de elementos observados em escolas finlandesas que incluem espaços diferentes em tamanho, atmosfera, privacidade e instalações, além de capacidade de adaptar facilmente os locais de aprendizagem. No caso da Oiseau Lyre, foram criados espaços educativos participativos para 2 ou 3 turmas para ampliar a circulação e ferramentas que permitem que as crianças adquiram autonomia fora dos ambientes restritos da sala de aula, através de interações com outros alunos para trabalho ou intercâmbios sociais.
Uso da madeira
Recurso renovável e sumidouro de carbono, a madeira oferece soluções estéticas e funcionais. A madeira está presente em seus diversos formatos, texturas e usos, sendo aplicada em toda a estrutura: pisos, paredes, vigas, móveis e elementos decorativos.
Por fim, apesar da escola possuir quatro níveis, ao menos três deles estão diretamente ligados ao terreno natural, o que é pensado para a segurança das crianças. Além disso, sua altura garante que o edifício seja harmonioso com o ambiente ao redor, respeitando as proporções das construções vizinhas.