O prédio onde está localizada a empresa B2W Digital, no Rio de Janeiro, acaba de receber o selo ambiental LEED, na categoria “Silver”. A certificação garante que o edifício foi reformado de maneira sustentável, reduzindo ao máximo o impacto ambiental e social gerado em seu entorno.

O imóvel possui dois mil metros quadrados, divididos em três pavimentos. Localizada na zona portuária da capital fluminense, a empresa se caracteriza como a primeira do setor de e-commerce a ter conceitos de sustentabilidade aplicados em todos os detalhes da sede.


Foto: Divulgação

Entre as iniciativas aplicadas no projeto estão: utilização de lâmpadas econômicas; sensores de CO2 nos ambientes, que controlam a qualidade do ar no interior do edifício; manta de isolamento feita com material reciclado e móveis feitos com madeira certificada.

O prédio ainda conta com um sistema de refrigeração altamente eficiente e que não agride a camada de ozônio, captação de água da chuva e reaproveitamento da água cinza, bicicletário e vestiário, para incentivar os funcionários a utilizarem a bicicleta como meio de transporte.

Para que a estrutura recebesse a certificação, também foi necessário atentar aos impactos ambientais gerados durante o período de obras. Por isso, foram adotadas medidas preventivas quanto à contaminação do solo, controle de sedimentos e incômodos à vizinhança. A empresa garante que os resíduos gerados durante a reforma foram direcionados à reciclagem e a locais licenciados. O selo foi concedido pelo Green Building Council um ano após o início do funcionamento do edifício.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.