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Dirigíveis “verdes” são novidade em mobilidade ecologicamente correta

Dirígiveis ecologicamente corretos formam as novidades na área de mobilidade sustentável. Os novos modelos, desenvolvidos nos últimos anos, contam com tecnologia verde e conforto.

Ao longo dos últimos anos, temos visto alguns conceitos surpreendentes de dirigíveis que estão sendo projetados para fornecer uma abordagem ecologicamente correta para as viagens aéreas. Os tecidos de alta tecnologia, materiais compostos avançados, aeronaves e as ferramentas avançadas têm revolucionado a forma como as aeronaves estão sendo projetadas.

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Aqui temos uma lista de conceitos de dirigíveis que parecem estar prontos para oferecer uma opção de transporte aéreo acessível e sustentável.

The Stirling Solar-Electric Airship: Laurens Rademakers surgiu com um conceito que tenta cortar custos e ser verde. Apelidado como o dirigível solar elétrico, de alta altitude, o Stirling usa um motor para se manter flutuando por um longo período de tempo. O motor funciona com o princípio da diferença de calor entre as camadas do dirigível. Quanto maior a diferença de calor, maior a energia produzida. Por meio de uma antena solar para captar energia do sol e transformá-la em calor, o dirigível pode produzir energia suficiente para mantê-lo operando mesmo durante a noite. As baterias de armazenamento de energia, o design de corpo leve e sua posição no céu, o tornam perfeito para aproveitar a energia solar em sua plenitude. Ele pode ser usado para comunicação e acompanhamento, sempre atento às alternativas verdes.

Solar Blimp that rests on water: A empresa espanhola Turtle Airships está trabalhando para construir um dirigível de luxo movido a energia solar que pode levar os passageiros de Nova York a Paris. Este balão será equipado com células fotovoltaicas leves. O que torna o projeto interessante é a possibilidade de repouso, tanto em terra como na água. O protótipo do primeiro dirigível será impulsionado em duas formas não tradicionais. A superfície externa do transporte será coberta com células fotovoltaicas leves (CIG). Espera-se que as células gerem energia suficiente para mover a aeronave em cerca de 40 km/h em condições médias, ou em torno de 70 cavalos de potência. Além de células CIG PV, o dirigível é equipado com um trem de acionamento à diesel para os dias não ensolarados. Esta forma inovadora de voar permite uma extensa redução das emissões de carbono.

Airbia: Uma aeronave que visa criar uma alternativa eficiente e ambientalmente correta. Desenhada por Alexandros Tsolakis e Irene Shamma, a frota de aeronaves que voam alto e são amigas do meio ambiente sobem usando gás hélio e viajam a uma velocidade média de 93 mph em alturas entre 100 a 1.640 metros acima da Terra.

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Airship One: A aeronave é um híbrido movido a energia solar entre um dirigível semi-rígido e um avião e pode acomodar confortavelmente 25 passageiros em seu compartimento de dois andares. O esqueleto de alumínio é uma estrutura semi-rígida e tem painéis de fibra de carbono e tecido de alta resistência para camuflar o esqueleto. Os dutos vetorizados permitem que o dirigível paire ou viaje a 120 mph sem esforço.

Manned Cloud: Premiado pelo Design Observer 2008, o Manned Cloud é um hotel flutuante que voa, permitindo seus passageiros descobrir áreas de difícil acesso, desprovidas de qualquer infra-estrutura. O talentoso designer francês Jean-Marie Massaud desenvolveu este conceito de dirigível juntamente com o Massaud Studio, em parceria com ONERA, centro de pesquisa aeroespacial francês. O hotel, é conhecido como uma mistura de um enorme zeppelin, com serviços de cruzeiro, hotel e estética.

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Rediscovery: Um zeppelin de hélio que oferece um conceito perfeito para a Casa Branca. Apelidado como redescobrimento, esta estação é composta por um edifício e um dirigível como uma parte móvel. O principal objetivo da estrutura é fazer um intercâmbio mundial de novas tecnologias. O edifício está previsto para funcionar como uma estufa para espécies endêmicas ameaçadas de extinção. O alojamento impressionante e o espaço de trabalho para o presidente e os membros de sua equipe não apenas exibe sua tecnologia pioneira, mas também as suas credenciais verdes.

Strato Cruiser Airship: Tino Schaedler e Michael J. Brown projetaram o Strato Cruiser Airship, um conceito para um "estilo de vida zeppelin." Oferecendo curtas viagens para todos os viajantes, o dirigível de luxo movido a gás hélio tem um restaurante gourmet, um spa, uma piscina, um DJ residente e muitas outras especificações dos tempos modernos. Somando-se o quociente ecológico, o dirigível tem características como fibra de carbono, células fotovoltaicas e uma câmara de hélio seccional. O protótipo de entrada “buraco do donut"  reinventa o conceito Zeppelin,  e a criação tem um teto retrátil de policarbonato, uma plataforma de bungee jump, um restaurante na parte de baixo e uma parede de escalada. As suites privadas são bem marcadas fora de espaços públicos.

The Aeolus Airship: O dirigível Aeolus, apesar de sua aparência estranha parecido com uma nave é um projeto terreno destinado a ser um transporte aéreo respeitador do meio ambiente. É basicamente uma aeronave, desenhada para ser mais aerodinâmica que os dirigíveis comuns. Ele pode levar de duas a quatro pessoas para uma viagem de cerca de duas semanas. Motorizado pela tripulação, o balão cheio de hélio não se move rápido, mas o objetivo do criador,  Christopher Ottersbac, é ser ambientalmente correto.

STS-Sanswire GAT-111: Vindo carregado de características verdes e olhares estéticos, com 111 pés de comprimento e 11 metros de altura, a aeronave multi-segmentada e não-rígida incorpora tecnologia de ultraleve UAV (Unmanned Air Vehicle), que permite pairar por longos períodos. Ele utiliza energia de célula de gás para a propulsão, bem como geração de eletricidade. Pode ser colocado em uso para o transporte de cargas diversas e transmitir vários tipos de comunicações sem fio.

DARPA’s Geostationary Airship: O dirigível geoestacionário deve permanecer no ar por 10 anos sem recarga. Lockheed Martin, contratante do U.S.Defense recebeu um contrato de US $ 400 milhões para projetar, construir, testar e pilotar um modelo em escala 1:03 de uma aeronave de vigilância e plataforma de telecomunicações chamada de High Altitude Airship (HAA). O dirigível geoestacionário sem amarras será preenchido com hélio para habilitá-lo a patrulhar os céus a cerca de 21 quilômetros da superfície da Terra. Se os testes forem bem sucedidos, a empresa desenvolverá o dirigível em grande escala, que será alimentado por uma matriz solar de 15KW montada em seu telhado. O gerador de energia solar carregará todos os sistemas a bordo e também uma bateria Li-ion de 40KWh usada para alimentar seu sistema de propulsão totalmente elétrico de 2KW.

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