Imagine morar em um lugar onde todas as casas são alimentadas por placas solares. E quando você entra em cada lar, além de geladeiras e televisores, você encontra uma bateria para armazenar a energia excedente. Parece um sonho futurístico, mas isso está perto de se tornar real em Salt Lake City, a capital de Utah, nos Estados Unidos.

Por lá, será construído um complexo solar com 22 edifícios e 600 apartamentos. Batizado de Soleil Lofts, haverá mais de 100 carregadores disponíveis para os moradores que tiverem veículos elétricos. Além disso, as baterias de armazenamento vão garantir o fornecimento de energia mesmo em temperaturas amenas e até por alguns dias em caso de desastre natural -, apesar da cidade já ter entrado na listas dos lugares mais seguros para evitar catástrofes do tipo nos EUA.

Até onde se sabe, este é o primeiro projeto com tantos prédios residenciais a planejar a instalação de baterias em cada apartamento. O “estoque” individual vai garantir total independência aos moradores e permitir que eles acompanhem a geração energética.

Foto: Soleil Lofts

Outro ponto de destaque da construção é que os prédios são projetados para maximizar a eficiência energética, reduzindo assim o consumo em um país em que a demanda é quase sempre alta. 

O primeiro prédio será inaugurado em setembro e os demais têm previsão para serem concluídos até o final de 2020.

Agora, não é possível deixar de comentar que a cidade está localizada em uma região montanhosa, inclusive, sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Se tal projeto é possível lá, imagine o potencial em cidades ensolaradas como as que temos no Brasil.

Leia também:

1ª telha solar fotovoltaica do país será lançada pela Eternit