VillaM
Foto: Michel Denancé
- Publicidade -

Um prédio em Paris, na França, envolto por plantas foi eleito “Building of the Year 2022” pelo ArchDaily, site especializado em arquitetura. A construção, projetada pelo escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque, tem como inspiração a floresta amazônica.

Batizado Villa M, o edifício tropical é de uso misto – reunindo hotel, restaurante, bar, área de conferência, clínica, coworking e showroom de startups de saúde. De forma que qualquer pessoa possa aproveitar o esplêndido espaço.

Porém, o foco do complexo é ser um centro focado na saúde ou – como descrevem os idealizadores – uma “villa médicis”. A ideia foi criar “um novo pacto entre cidades, natureza e saúde”.

- Publicidade -

Jardim Vertical

A fachada-viva é o que mais chama atenção no Villa M. O prédio é formado por vigas de estrutura metálica concebida para abrigar plantas herbáceas medicinais, árvores frutíferas e espécies perenes de médio e grande porte. Para garantir o encaixe perfeito, foram usadas estruturas pré-fabricadas.

Foto: Michel Denancé

“O próprio prédio é o suporte desse jardim vertical, que vai crescer ao longo do tempo e ocupar toda a fachada, transformando o edifício em uma floresta vertical e medicinal e tornando-se a arquitetura principal”, explica Guillaume Sibaud, sócio da Triptyque.

Foto: Michel Denancé

A fachada ajardinada busca devolver um pouco de natureza à cidade e seus moradores, que tanto precisam se reconectar com as áreas verdes. A criação de infraestruturas verdes é uma missão urgente que deve ser cumprida por todos os agentes, gestores e desenvolvedores de espaços urbanos.

Para além da reintegração da natureza, o jardim vertical traz mais conforto térmico, colaborando com a eficiência energética do edifício.

Foto: Michel Denancé

Ajuda ainda a reter a água da chuva e a poluição do ar, além, é claro, de levar um respiro visual ao Boulevard Pasteur, no bairro parisiense de Montparnasse, local onde o Villa M foi construído.

A responsabilidade ambiental também se faz presente na escolha de materiais básicos e orgânicos, propondo uma arquitetura low-tech.

Villa M: Edifício do Ano

O Villa M é um dos projetos brasileiros vencedores do Prêmio ArchDaily Building of the Year 2022. O projeto venceu a categoria Arquitetura Hospitalar. “Este é um reconhecimento que compartilhamos com os principais parceiros que uniram mentes e esforços para que isso acontecesse”, afirma o escritório Triptyque.

Foto: Michel Denancé

Para tanto, além de arquitetos, a equipe deste projeto é composta por paisagistas, urbanistas, botânicos e jardineiros.

Foto: Yann Monel

Projetado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, o Villa M tem o paisagismo assinado por Pablo Georgieff, a direção de arte e design de espaços arquitetônicos assinado por Philippe Starck e foi idealizado por Thierry Lorente e Amanda Lehmann, do Groupe Pasteur Mutualité.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Michel Denancé
Foto: Michel Denancé
Foto: Michel Denancé
Foto: Michel Denancé
Foto: Michel Denancé

LEIA MAIS:

- Publicidade -