- Publicidade -

Casas geométricas de madeira abrigam trabalhadores no Vietnã

Erguido com madeira de origem local, o projeto se integra harmonicamente ao ambiente.

Ta Nung
Foto: MyAn Architects

A cidade de Đà Lạt, capital da província de Lâm Đồng, no sul do Vietnã, é cercada por colinas, florestas de pinheiros, lagos e cachoeiras. A 18 quilômetros do centro da cidade está o Vale Ta Nung, região montanhosa cuja beleza natural propicia o ecoturismo. Foi para abrigar trabalhadores do resort Ta Nung Homestay que o projeto de casinhas de madeira foi criado. O resultado é um local de trabalho conectado à natureza com paisagem espetacular. 

- Publicidade -

Projetado pelo escritório MyAn Architects, o conjunto ocupa uma área de 500 m² e acomoda até 10 trabalhadores. Erguido com madeira de origem local, o projeto se integra harmonicamente ao ambiente. 

A entrada do espaço se dá por um terraço que funciona como uma área de socialização. Em tal ambiente, a construção teve de ser adaptada para manter uma árvore de pinheiro presente ali, de forma que a raiz e a copa pudessem respirar livremente. 

O terraço conecta o escritório principal com os demais cômodos, como quartos, banheiros e sala de estar. Cada cômodo é cercado por amplas janelas basculantes e portas envidraçadas. Isso permite não só visões panorâmicas como também a maximização da entrada de luz natural e ventilação. À noite, as janelas angulares e lâmpadas pendentes criam espaços mais aconchegantes.

“O espaço de trabalho foi pensado para a abertura e colaboração, mas também para a valorização da natureza”, explicam os arquitetos do projeto intitulado Executive Office of Ta Nung Homestay. Ou seja, o local funciona como um local de trabalho ao mesmo tempo em que proporciona um tranquilo retiro. 

- Publicidade -

A estrutura é elevada para minimizar o impacto no solo, preservando a drenabilidade e a dinâmica das raízes, além de agradar esteticamente.