casa sustentável
Foto: LSD Architects
- Publicidade -

Viver “fora da rede” é um sonho possível com este projeto do arquiteto Rodolfo Tinoco. Chamada de Casa Jardín esta residência une design moderno e jardins exuberantes, incluindo no projeto elementos que garantem uma construção mais sustentável, como painéis solares e sistema autônomo de tratamento de água.

A casa garante o fornecimento de alimento, água, energia e abrigo, mesmo em condições extremas, como desastres naturais. A vida fora da rede, neste caso é também uma questão de proteção.

Sua estrutura permite reduzir o impacto ambiental do projeto, garantindo um modo de vida mais sustentável e com a privacidade garantida.

- Publicidade -

A Casa Jardín fica há apenas um quarteirão da praia de Tamarindo, principal destino turístico da Costa Rica. É um modelo de arquitetura autossustentável.

“A ideia era criar uma casa que fornecesse comida, água e energia, e que também protegesse em situações catastróficas, como secas e inundações.”

Rodolfo Tinoco, arquiteto

Um jardim vertical na fachada principal envolve a casa, garantindo mais privacidade e ajudando a controlar a temperatura interna, diminuindo o uso do ar condicionado. Neste jardim, são cultivados vegetais comestíveis.

A casa está apoiada em palafitas em forma de V, o que reduz o impacto no solo e cria um espaço externo coberto. Ao mesmo tempo que este espaço coberto pode ser usado como área de lazer e descanso, a distância da casa do solo é uma proteção em casos de enchentes, por exemplo.

A área residencial fica justamente nesta parte acima do solo e é bastante espaçosa. Com dormitórios, uma ampla sala de estar, banheiro e uma grande varanda, com mais jardins verticais e mais área para plantio de alimentos.  

“Elevar a estrutura leva em conta que o nível do mar está subindo e que as propriedades terão que lidar com isso no futuro.”

Rodolfo Tinoco, arquiteto

A cobertura com painéis fotovoltaicos gera energia suficiente para que a uma família viva confortavelmente, sem a necessidade de estar ligada à rede elétrica.

A água da chuva do telhado é usada para irrigação, assim como a água produzida pelo sistema de ar condicionado. As águas residuais são totalmente tratadas e retornam para a corrente natural da propriedade.

casa sustentável
Foto: LSD Architects

“A água é o nosso recurso mais valioso e este projeto mostra que ela pode ser usada e reutilizada de forma eficiente.”

Rodolfo Tinoco, arquiteto

Se o exterior é marcado pela cobertura verde, a parte interna da casa possui uma paleta de cores neutras que combina com o ambiente natural externo. Um teto de madeira teca, porcelanato cinza claro e paredes caiadas de branco se favorecem a iluminação natural, que entra por grandes janelas.

casa sustentável
Foto: LSD Architects
- Publicidade -