Mais uma vez uma construção sustentável holandesa é notícia no CicloVivo. Desta vez, o destaque vai para uma casa moderna que é totalmente neutra em energia, construída no município de Houten, província de Utrecht, na Holanda. 

Construída em forma de L, a Eco Villa possui painéis solares e é equipado com uma bomba de calor. Há também isolamento térmico, com vidro triplo, e aproveitamento máximo da entrada de iluminação natural. Tais elementos garantem uma casa não só capaz de gerar toda a energia que precisa, como também devolve a produção excedente para a rede. 

Mas, quem vê de fora, dificilmente terá ideia do que é o projeto. Uma residência de 185 metros quadrados do tipo que tem pia na ilha da cozinha, móveis em cores claras e poucas paredes para dividir os espaços – criando áreas de circulação livre.

Com vidros por toda parte e paredes brancas, a casa abraça a luz natural que entra em todos os cômodos. O grande destaque nesse quesito é com certeza o banheiro onde foi instalado uma claraboia, que permite ao morador contemplar as estrelas enquanto relaxa na banheira. 

O exterior da casa é revestido com uma combinação de painéis de aço, telas de gesso e madeira. Este último item, inclusive, é um elemento comum em vários espaços.

Todo o design ressalta um ambiente de calma e isso fica ainda mais evidente com o jardim exterior onde há uma piscina natural, sem cloro, que possui plantas filtrantes. Uma passarela de madeira e bancos de madeira, ao redor da água, criam mais um ambiente perfeito. 

Fotos: Marsel Loermans | Studio Public