Ícone do site

Casa “fora da rede” permite vida rural com conforto

Totalmente equipado, este lar tem tudo para um cotidiano livre de perrengues

Published 28/02/2024
Casa "fora da rede"

Foto: Echo | Divulgação

Uma cabine com somente 10,7 m de comprimento, sem fundações e um exterior escuro. De fora pode parecer um simples galpão agrícola, mas o interior da Long Shed – como foi batizada – surpreende. Desenvolvida pela empresa escocesa Echo, esse lar promete ser tudo que um morador precisa para ter uma vida confortável ao ar livre.

As mini casas já não são novidade. Viver dentro de espaços minúsculos é uma realidade para milhares de pessoas ao redor do mundo. Mas, há quem busque esse estilo de vida por escolha: pelo desejo ter uma casa compacta, livre de “tralhas”, mas com design inteligente, sustentável. A ideia não é que seja incômoda, e sim que tenha o suficiente para um cotidiano minimalista.

Foto: Echo | Divulgação

Os amantes da natureza estão entre os principais entusiastas desse novo tipo de moradia, que combina pequenos espaços com recursos ecológicos. Foi pensando nesse público que a Long Shed foi criada. Com reboque, a casa pode ser transportada para onde o morador quiser.

Foto: Echo | Divulgação

A casa tem um layout aberto, sendo tudo organizado em um só andar, e é conectada ao exterior por meio de uma porta de vidro deslizante e deck. Essa ligação é primordial se a casa estiver montada em uma área de natureza. O material de vidro garante uma vista panorâmica e entrada de luz natural.

Dentro da casa, a madeira se faz presente em todos os espaços. O interior, com seus 28 m² de área útil, agrega sala de estar/jantar, quarto, banheiro, cozinha com geladeira, pia, armários e fogão a gás, diversas prateleiras de madeira resistentes para armazenamento. Do piso às bancadas de superfície sólida, passando por luminárias feitas à mão – todos os acabamentos são de alta qualidade.

Totalmente fora da rede, nesta casa toda a iluminação, geladeira e dispositivos eletrônicos são alimentados por quatro painéis solares montados no telhado e duas baterias. Um controlador solar monitora o fornecimento e o uso. Já em relação à água, 725 litros de água não potável são armazenados em um grande tanque integrado à cabine para alimentar aquecedores, torneiras e chuveiros.

Foto: Echo | Divulgação

Por fim, foi instalado um banheiro seco para compostar os dejetos humanos e assim não depender da coleta de esgoto. O espaço foi cuidadosamente projetado para maximizar o fluxo de ar e reduzir qualquer odor potencial. Desta forma, o Long Shed está totalmente equipado para um estilo de vida rural sem perrengues.

Foto: Echo | Divulgação
Foto: Echo | Divulgação
Foto: Echo | Divulgação
Foto: Echo | Divulgação
Sair da versão mobile