Uma casa suspensa em meio a árvores nativas já seria suficiente para apreciarmos. Agora imagine que esta mesma edificação seja feita com o reaproveitamento de contêineres marítimos, além de outros materiais reciclados. Assim é “A Casa Suspensa”, um projeto realizado em um sítio na área rural de Campos Novos Paulista, no interior de São Paulo.

Fruto dos arquitetos da “Casa Container Marília”, o lar elevado do nível natural do solo é sustentado por pilares metálicos em “V” – chamados de pilotis. O sistema proporciona economia de concreto e área de fundações, pois gera uma única base para dois apoios, além de preservar a drenabilidade e a dinâmica das raízes e ser agradável esteticamente. As fundações são do tipo rasas, uma vez que o peso da estrutura é relativamente leve e o solo é firme.

A beleza da casa de contêiner também está presente no uso de madeira de demolição nas paredes e teto, que agrega o aspecto rústico – apesar de tudo ser muito bem trabalhado. O uso de vidros em portas e janelas assegura uma bela vista da área verde ao redor, sobretudo porque muitos espaços se abrem na altura da copa das árvores. Isso também gera sombreamento durante o dia.

A madeira evita a utilização de pintura interna, pois já tem seu próprio acabamento. Já as portas internas do primeiro andar são feitas com chapas reaproveitadas dos recortes dos contêineres.

Porta com chapa. | Foto: Celso Mellani

Todas as escolhas visaram reduzir o impacto ambiental da obra, de forma que 80% dos materiais são reciclados no total, de acordo com os arquitetos responsáveis. Além disso, 70% do resíduo final da obra foi reaproveitado, resumindo-se basicamente em retalhos de madeira e aço.

Isolamento

Em qualquer projeto feito com contêiner deve haver a preocupação com o conforto térmico e este não foi diferente. Para garantir a proteção térmica e acústica, todas as paredes da casa são isoladas com manta termo acústica, os ambientes possuem ventilação cruzada e amplas aberturas para troca de ar. A casa não possui sistema de ar condicionado e se mantém agradável mesmo nos dias mais quentes no interior paulista.

A garantia de frescor também se dá pela implantação do telhado verde com reaproveitamento de água da chuva para minimizar a necessidade de irrigação. O sistema é do tipo modular, o que facilita a manutenção.

Recinto de Paz

Projetada para funcionar como uma casa de campo, a residência possui espaços de convívio, lazer e varandas com decks de madeira. Além de sala e cozinha, há dois quartos e dois banheiros. Na decoração foram colocados muitas cadeiras nas áreas externas e também redes. O convite não poderia ser mais claro: conversar e relaxar. Até porque a habitação não possui televisão nem wi-fi. A ideia é desconectar-se, curtir a natureza e o convívio entre familiares e amigos.

Plantas: Casa Container Marília

Outros projetos

O Casa Container Marília é um escritório especializado em projetos arquitetônicos em contêiner para área residencial e comercial. Localizado em Marília, o grupo já realizou vários projetos utilizando o material, como bares e uma padaria com drive thru.