- Publicidade -

A primeira residência 100% sustentável do mundo foi construída há 30 anos. Considerada a precursora do conceito, a casa está localizada nos Estados Unidos e é referência mundial.

O criador do projeto é o arquiteto norte-americano Michael Reynolds. Sua casa foi projetada para manter a temperatura estável em qualquer clima. O sistema de aquecimento natural armazena o calor solar para os dias frios. A água, recolhida da chuva, também a aquecida a partir do sol.

O sistema de água instalado captura a chuva no telhado da casa, em seguida, ela é filtrada e tratada para diversos usos, inclusive, pode ser usada para consumo. Depois disso, a água cinza (proveniente da pia do banheiro, do chuveiro, da máquina de lavar, do tanque) ainda é encaminhada para outros fins. A casa também possui um eficiente sistema de tratamento de esgoto.

- Publicidade -

A construção tem paredes feitas com resíduos de pneus, latas, garrafas e barro. Todos os eletrodomésticos da residência funcionam com sistemas de energia solar ou eólica. Além disso, os alimentos são cultivados no jardim. “A Earthships pode ser construído em qualquer parte do mundo, em qualquer clima e ainda fornece o que você precisa para sobreviver”, afirma o site do projeto.

No próprio site do arquiteto há informações sobre os passos necessários para construir uma casa deste tipo. Há também dicas de quais tipos de plantas devem ser plantadas em casa, de acordo com o clima local. 

Sua empresa “Biotecture Earthship” projeta e constrói casas construídas com cerca de 45% de materiais reutilizados, incluindo plástico e garrafas de vidro, latas, madeira recuperada, gesso natural e pedra, peças de metal recuperadas de máquinas de lavar e geladeiras.

O conceito das casas sustentáveis já não é novidade. Mas, sempre aparecem novas aplicações e ideias para tornar as residências mais ecológicas. O encontro “Encontro de bioarquitetura”, que acontece no Rio de Janeiro, em Novembro, vai explicar e mostrar exemplos de construções deste tipo. O arquiteto Reynolds, idealizador da Earthship, estará presente do evento.

Redação CicloVivo

- Publicidade -