- Publicidade -

A biblioteca Francis Gregory, erguida em Washington, capital dos EUA, é mais que um estímulo à leitura. Trata-se de uma construção planejada de forma ecologicamente correta. Além dos leitores assíduos, a novidade tem atraído novos visitantes.

Os responsáveis pelo projeto são os escritórios de arquitetura Adjaye e Wiencek. Eles planejaram uma área construída com boa parte de seus elementos sustentáveis.

No caso da fachada, por exemplo, foi utilizado madeira e vidro. A proposta é facilitar a entrada de luz durante o inverno e controlar a exposição do sol e calor durante o verão. Para este último caso, uma cobertura foi posicionada sobre o pavilhão, com o intuito de auxiliar o controle de calor interno.

- Publicidade -

O prédio, localizado em meio à vegetação natural, possui dois andares em cerca de dois mil metros quadrados de área construída. Foram espalhadas caixas de madeira reformadas no espaço. Elas servem como bancos para acomodar os visitantes.

O projeto de construção teve o investimento de US$11 milhões, cerca de R$22 milhões. A biblioteca foi inaugurada em junho e está atraindo adultos, adolescentes e crianças da região. Com informações da PEGN.

- Publicidade -