Situado em uma área de mata nativa conservada em Tulum, sítio arqueológico Maia na costa caribenha do México, o Templo Luum foi desenvolvido para ser um espaço acolhedor dentro de uma comunidade residencial.

Projetado pelos escritórios de arquitetura CO-LAB e Arquitectura Mixta, o grande pavilhão, que só pode ser acessado via trilhas, oferece um ambiente natural e tranquilo, perfeito para reflexão e desaceleração.

Foto: pakal egger / tonatiuh egger

A estrutura do templo possui cinco lados e consiste em abóbadas arqueadas que apoiam-se umas às outras. A ideia é que a “coexistência na dependência estrutural” sirva como um símbolo de nossa interdependência e as realizações que podemos alcançar quando trabalhamos juntos. Um software paramétrico permitiu ao estúdio fornecer aos construtores pontos de fixação precisos.

Foto: César Béjar

O bambu foi envergado no local, parafusado e amarrado em conjunto, fazendo com que cada pedaço do tecido trabalhasse em conjunto como um elemento unificado. Uma vez que os arcos foram erguidos, eles foram entrelaçados por um padrão triangular estrutural e ainda ligados por duas camadas contínuas de treliças de bambu firmemente tecidas.

Foto: CO_LAB design office

Externamente, uma camada de palha local protege a estrutura da chuva e permite que ela respire o clima tropical de Tulum. Por ser totalmente aberta, a ventilação do espaço é constante e ainda é possível apreciar o jogo de luz e sombra que acontece quando a mata se movimenta.

Foto: César Béjar

A escolha do bambu

Como o bambu tem crescimento rápido de colheita, ele é um forte aliado no sequestro de carbono da atmosfera, sendo um material altamente regenerativo. Conheça mais alguns benefícios do bambu aqui.

Foto: César Béjar
Foto: César Béjar

Mais imagens do detalhamento técnico do projeto no site designboom.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.