Vinylize é uma empresa búlgara que decidiu investir na fabricação de óculos feitos a partir de materiais reciclados. Os antigos discos de vinil foram escolhidos como matéria-prima, que dá origem a acessórios bonitos e altamente elegantes.

A sede da empresa está localizada em Budapeste, capital e maior cidade da Hungria. Os trabalhos começaram há dez anos, e conforme informado na página da Vinylize, foram necessárias muitas tentativas e erros até que a técnica e formato ideal fossem alcançados.

A escolha pelo vinil deve-se à praticidade e durabilidade do material. Aliado a isso está o desuso dos antigos discos com o passar dos anos. Ainda existem materiais com conteúdo extremamente valioso e que devem ser preservados intactos. Mas, muitos vinis teriam como destino o aterro sanitário, se não fossem trabalhos de reutilização e reciclagem.

A empresa informa que todos os óculos são feitos de maneira artesanal, carimbados com o selo de qualidade da marca e comercializados com dois anos de garantia. Os modelos seguem o estilo europeu e são disponibilizados óculos de sol e de grau para homens e mulheres.

Não somente os óculos são de vinil, mas também o estojo em que eles são transportados. Mas, mesmo sendo feitos com material reaproveitado, os óculos continuam sendo caros. O preço médio para a comercialização pela loja virtual da marca é de 330 euros.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.