- Publicidade -

Estudantes criam carregador de celular movido a atividades físicas

Dispositivo garante energia limpa para os celulares ao passo que estimula a prática esportiva.

Três estudantes da Universidade Northwestern, em Illinois, nos EUA, desenvolveram um carregador sustentável que utiliza a energia gerada nas corridas e outras atividades físicas para abastecer os celulares. Chamado de myPower, o dispositivo captura e energia cinética gerada pelos atletas e pode transformar uma corrida de 45 minutos na quantia suficiente para garantir o funcionamento dos celulares por até oito horas.

- Publicidade -

O carregador desenvolvido pelos universitários Tajas Shastry, Michael Geier e Alexander Smith fica ligado ao corpo e aproveita a energia gasta livremente durante as voltas na pista e exercícios. De acordo com os inventores, o dispositivo tem o tamanho um pouco maior ao de um iPhone 5 e se encaixa diretamente na cintura de cada atleta. Assim, o equipamento sustentável também é uma maneira de estimular as pessoas a adotarem as corridas e outras atividades físicas.

Além de manterem seus celulares carregados e colaborarem para a própria saúde e o bem-estar, os usuários do myPower também reduzem consideravelmente as emissões de carbono no ambiente. Pode parecer inacreditável, mas, de acordo com as pesquisas produzidas pelos estudantes,  cada celular emite uma pegada de carbono de, aproximadamente, cinco milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono a cada ano, somente com o carregamento convencional.

Embora o myPower ainda seja um conceito, seus inventores já realizam esforços para finalizar o protótipo e dar início à produção em larga escala, pensando na comercialização do dispositivo – segundo os jovens, o carregador sustentável deverá chegar ao mercado com o preço aproximado de 140 reais. De acordo com o InHabitat, por enquanto não há previsão de o myPower ser comercializado – mas, quando começar a ser vendido, o carregador vai contar com uma porta USB adicional, podendo ser utilizado por mais gadgets simultaneamente.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -