- Publicidade -

Paris limita circulação de carros em 50%

A medida foi aplicada após a cidade atingir níveis de poluição muito altos, os piores desde 2007.

Após tornar gratuitas as passagens em transportes públicos durante os finais de semana (veja aqui), Paris investiu na restrição aos carros para combater a poluição. A capital francesa iniciou na última semana um esquema de rodízio em que apenas 50% dos veículos podem trafegar diariamente.

- Publicidade -

A medida foi aplicada após a cidade atingir níveis de poluição muito altos, os piores desde 2007. O sistema de rodízio é semelhante ao que acontece na cidade de São Paulo, por exemplo. Porém, o modelo francês é ainda mais restritivo. Enquanto na metrópole brasileira são proibidos de circular a cada dia carros com dois finais diferentes em suas placas, na França cinco números são restringidos.

A proposta pretende reduzir em 50% a quantidade de carros trafegando diariamente. No entanto, a população não tem aceitado bem a medida. Muitos parisienses reclamaram da demora nos transportes públicos, se comparado a uma viagem feita de carro. “Eu demoro 20 minutos de carro e uma hora e meia no transporte público”, explicou Jean Sanglier, em declaração ao The Guardian.

Como a medida foi adotada mediante uma preocupação ambiental, algumas exceções foram abertas. Carros elétricos, híbridos, taxis e os veículos que transportam mais de três pessoas são considerados isentos do rodízio e podem trafegar normalmente.

Os motoristas que desrespeitarem a lei serão multados em até 22 euros. Para garantir que os infratores serão punidos, 700 policiais estão espalhados pelas ruas de Paris e 22 áreas são monitoradas.

- Publicidade -

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo