Inicio Vida Sustentável Palestra gratuita ensina a tratar o esgoto doméstico usando plantas

Vida Sustentável

Palestra gratuita ensina a tratar o esgoto doméstico usando plantas

Evento que acontece no Ibirapuera visa informar e incentivar o tratamento na própria residência.

12 de maio de 2017 • Atualizado às 10 : 03

Os custos para a instalação de um projeto residencial são equivalentes ou menores do que o tradicional. | Foto: iStock by Getty Images

Palestra gratuita ensina a tratar o esgoto doméstico usando plantas
11.26K
0

Nesta sexta-feira (12), às 14 horas, o ambientalista Rodolfo Almeida, presidente da ONG Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) apresentará a palestra “Introdução ao Saneamento Ecológico” na UMAPAZ (Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura e Paz), sediada dentro do Parque Ibirapuera.

O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre as possibilidades e técnicas de tratamento de esgoto de forma natural e minimizar os impactos da poluição que ele causa ao meio ambiente.

Segundo Rodolfo, os custos para a instalação de um projeto residencial são equivalentes ou menores do que o tradicional, e os resultados podem ser melhores. “Estudos da Universidade de São Paulo (USP) comprovam que sistemas produzidos com plantas filtrantes (fitorremediação) podem eliminar mais poluentes do que o tratamento convencional e devolver a água mais limpa ao final do ciclo. É bom para o meio ambiente e para a nossa saúde”, avalia o palestrante.

A Região Metropolitana de São Paulo é rica em mananciais, mas a qualidade destas águas é ameaçada pela falta de coleta e tratamento de esgoto, uma realidade que afeta cerca de 22 milhões de pessoas. A divulgação do conhecimento sobre o tema é ferramenta importante para ajudar a alterar este cenário, uma vez que os moradores podem atuar de forma responsável para cuidar de todo o ciclo da água em sua própria residência.

UMAPAZ está localizado no Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268. Portão 7A. Para mais informações e inscrições (30 vagas), clique aqui.

(11262)

logo
Fechar
Abrir
logo