Inicio Meio Ambiente Manual grátis ensina o passo-a-passo da agrofloresta

Meio Ambiente

Manual grátis ensina o passo-a-passo da agrofloresta

Além de ser sustentável, a agrofloresta é ideal para recuperar áreas degradadas.

2 de maio de 2016 • Atualizado às 15 : 11

Na agrofloresta o solo se mantém muito mais fértil do que áreas compostas por monoculturas. | Foto: Reprodução

Manual grátis ensina o passo-a-passo da agrofloresta
46.93K
0

Os sistemas agroflorestais (SAF) são considerados altamente eficientes para manter a produção sem destruir o solo. Este modelo produtivo mistura diversas culturas agrícolas com espécies arbóreas em um formato ideal para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. O guia “Agrofloresta – Aprendendo a produzir com a natureza” dá todas as dicas para quem quer começar um sistema agroflorestal.

O material foi produzido pela dupla de engenheiros agrônomos Walter Steenback, que também é doutor em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Fabiane Machado Vezzani, doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Logo no começo do guia, os autores deixam claro que para a criação e uma agroflorestal é necessário muito mais do que a mescla entre árvores e plantações. Para eles, é necessário entender toda a relação natural que cerca a produção “O entendimento dos sistemas vivos, suas características e princípios, é fundamental para a compreensão do funcionamento dos sistemas de produção agrícola”, explica o livro.

Com isso claro, o manual é dividido em duas partes. A primeira delas se dedica à essa relação entre as espécies vegetais e animais, a luminosidade, a sucessão ecológica, o solo e toda a biodiversidade que está inclusa em uma agrofloresta.

No segundo bloco são apresentados os direcionamentos para a prática agroflorestal. Os engenheiros explicam como encontrar o espaço ideal, escolher as espécies que se enquadram melhor em todo o contexto produtivo e identificar o papel ecológico de cada um dos elementos no sistema como um todo.

Produzir dentro do conceito de agrofloresta é uma opção totalmente sustentável, já que o solo se mantém muito mais fértil do que áreas compostas por monoculturas e a produção se torna naturalmente mais resistente às pragas. Dentro do próprio sistema é possível obter matéria orgânica para fertilizar o solo e melhorar a atividade da fauna do solo, para elevar a disponibilidade de nutrientes.

Clique aqui para baixar o livro completo gratuitamente.

Redação CicloVivo

(46934)

logo
Fechar
Abrir
logo