- Publicidade -

Maior meditação coletiva do planeta pretende reunir 3,5 milhões de pessoas na Índia

Evento promete reunir pessoas de mais de 150 países, incluindo o Brasil.

Reunir milhões de pessoas meditando juntas pela paz mundial. Esse é o objetivo da Fundação Arte de Viver, que comemora este mês 35 anos de atuação em mais de 150 países com projetos de redução da violência, alívio de trauma e iniciativas de paz. Hoje a organização possui status de consultora do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e seus programas de autodesenvolvimento e eliminação do estresse são credenciados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

- Publicidade -

Para comemorar os 35 anos, a fundação está organizando o Festival da Cultura Mundial, que vai acontecer entre os dias 11, 12 e 13 de março em Nova Delhi, na Índia. O evento é gratuito e aberto ao público, e promete bater vários recordes. Só o palco terá o tamanho de seis estádios de futebol da Copa do Mundo. Segundo o fundador da organização e líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, o festival tem o propósito de celebrar a diversidade.

“Já fizemos isso antes, dez anos atrás quando tivemos nosso jubileu de prata, em Bangalore, no sul da Índia. Tivemos 2,5 milhões de pessoas reunidas. Cinco anos atrás, em Berlim, Alemanha, no estádio olímpico, grupos do mundo todo foram celebrar nosso 30º aniversário e meditar. O festival irá enviar uma mensagem aos líderes mundiais, à comunidade global: ‘olhem, nós não estamos apenas tolerando uns aos outros, mas celebrando a diversidade’. Para mim, tolerância tem uma conotação muito negativa”, afirma Shankar. “O Festival da Cultura Mundial não é sobre tolerância de forma alguma. É sobre honrar, celebrar e se regozijar diante das diferenças culturais. E para aqueles que não puderem participar aqui na Índia, teremos transmissão online ao vivo. Podem se conectar, meditar junto e fazer parte da celebração”, completa.

Além das meditações, duas conferências acontecerão simultaneamente, uma com grandes líderes governamentais e outras com líderes empresariais de todo o mundo, que vão discutir políticas públicas e temas relacionados a diversidade e promoção da paz.

Sri Sri Ravi Shankar é uma pessoa importante no cenário da busca pela paz mundial. Ele já foi indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz, e de acordo com a revista americana Forbes é uma das sete pessoas mais poderosas da Índia, se destacando por uma razão simples, os programas da Arte de Viver, que enfatizam a meditação e a respiração como uma maneira de aliviar o estresse e diminuir a violência no mundo. Entre as atrações do Festival está uma apresentação de frevo, capoeira e samba com mais de 400 brasileiros representando o país.

- Publicidade -

Para acompanhar o festival pela internet, clique aqui.