- Publicidade -

Jardim vertical é construído em estacionamento nos EUA

Instalada na cidade de Irvine, parede viva faz adeptos dos carros repensarem na natureza.

Um jardim vertical erguido nas paredes de um estacionamento em Irvine, na Califórnia, está dando vida nova a um espaço dominado pelos carros, que aparecem na lista dos principais inimigos do meio ambiente. Com 372 metros quadrados, a parede viva agrega mais de 40 espécies de plantas, que, além de melhorar a qualidade do ar, também conferem um novo aspecto paisagístico, capaz de convidar os motoristas a prestarem mais atenção na importância da natureza.

- Publicidade -

O jardim vertical está entre os maiores dos EUA, e foi instalado na garagem da Edwards Lifescience, uma empresa de pesquisas em medicina e saúde, que encomendou as obras para o Seasons Natural Engineering, escritório de arquitetura e design especializado em paredes vivas. De acordo com a empresa, a construção sustentável tem por principal objetivo oferecer um ambiente saudável para seus funcionários.


Foto: Divulgação/Seasons Natural Engineering


Muito além do jardim, a preocupação com o planeta aparece já na construção da estrutura. O material de suporte às plantas é elaborado com fibras sintéticas recicladas, que evitam o apodrecimento e ainda incentivam o crescimento das raízes. Além disso, o material dá espaço para o desenvolvimento dos vegetais e aumenta a eficiência para a irrigação. Chamado de Aqua Felt, o suporte é também mais flexível que as versões convencionais, utilizadas na maior parte das paredes vivas.

O norte-americano Scott Hutcheon, proprietário da Seasons Natural Engineering, disse ao InHabitat que uma das maiores vantagens do material utilizado na construção é a manutenção sustentável do jardim vertical, devido à maneira com que as plantas ficam dispostas. Além da parede viva na garagem, o escritório carrega um amplo portfólio de intervenções vegetais em edifícios, residências e estabelecimentos comerciais.  

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo