- Publicidade -

Conheça os cursos gratuitos e permanentes da escola de jardinagem de SP

Uma lista de opções para quem tem interesse na arte de cultivar plantas e flores.

Centro financeiro e cultural, São Paulo é uma cidade com custo de vida alto, mas que, ao mesmo tempo, oferece diversas possibilidades gratuitas que vão desde festas nas ruas até a participação de oficinas e cursos regulares. Abaixo uma lista de opções para quem tem interesse na arte de cultivar plantas.

- Publicidade -

Curso Municipal de Jardinagem:

Sob coordenação de Marco Antonio Braga, o curso tem o objetivo de ensinar técnicas básicas de jardinagem e preservação do meio ambiente. São abordados os seguintes temas: Meio ambiente, árvores, sementeiras, botânica, frutíferas, floríferas, estudo do solo, arbustos, plantas de interior, composto orgânico, trepadeiras, forrações, pragas e doenças, hortas, evolução dos jardins, multiplicação vegetativa e gramados.

Aos interessados, há duas opções de turmas: uma de dois meses (as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras) e outra de três meses (as aulas acontecem às terças e quintas-feiras). O curso também pode ser feito no período da manhã (9h às 11h30) ou tarde (14h às 16h30).

Três turmas devem começar neste mês de março, entretanto as vagas são destinadas aos inscritos na lista de espera. Confira aqui as próximas turmas para este ano. A apostila do curso está disponível aqui.

- Publicidade -

Curso de Recursos Paisagísticos:

Também ministrado por Marco Antonio Braga, este é destinado aos que já realizaram o Curso Municipal de Jardinagem e têm interesse na arte do paisagismo e entrar em contato com os meios utilizados na criação dos jardins, possibilitando a formação de uma visão crítica e consciente.

Há duas opções de turmas: segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras. O curso pode ser feito pela manhã (9h às 12h) ou à tarde (13h30 às 16h30).

- Publicidade -

Veja aqui a data dos cursos para 2014 e a versão online da apostila do curso.

Curso "Como fazer uma horta:

Com o intuito de demonstrar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças, visando melhor aproveitamento das áreas disponíveis para produção de legumes e verduras de boa qualidade, as aulas são oferecidas pelo Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki.

Há apenas uma aula na semana, que pode ser realizada no período matutino (9h às 12h) ou vespertino (13h30 às 16h30). Neste link, informações sobre as próximas turmas. Apostila do curso de hortas disponível aqui.

Curso Estudo da Família Orchidaceae:

Destinado aos interessados nas técnicas sobre reconhecimento, cultivo e plantio de  orquídeas, este curso também é ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki.

No curso será abordada a identificação e morfologia de orquídeas, formas de multiplicação e locais para cultivo. As opções de turmas são de terças e quintas-feiras pela manhã (9h às 12h) ou à tarde (13h30 às 16h30). Apostila online do curso aqui e informações sobre próximas turmas aqui.

Os interessados em qualquer um dos cursos devem se matricular pessoalmente na Escola Municipal de Jardinagem, localizado no Parque Ibirapura, ou através do site da escola.

Redação CicloVivo