- Publicidade -

Como construir uma casa de baixo custo usando o sistema ‘earthbags’

Uma casa de 58m2 pode ser construída por você e meia dúzia de amigos em no máximo dez dias.

casa earthbags
Foto: Owen Geiger

O método de construção conhecido como ‘earthbags’ é antigo e ao mesmo tempo, atual, e consiste em nada mais que empilhar sacos de terra, também conhecidos como sacos de areia, para construir edifícios.

- Publicidade -

Os sacos de areia têm sido usados há muito tempo, particularmente pelos militares, para criar barreiras fortes e protetoras, ou para controle de inundações. As mesmas razões que os tornam úteis para essas aplicações se transferem para a criação de uma habitação.

Uma vez que as paredes são tão substanciais, fornecendo massa térmica ou isolamento, elas resistem à temperaturas severas, são à prova de balas e também resistentes a calamidades naturais, como terremotos e inundações. Essas construções podem ser erguidas de forma simples e rápida com matéria prima de fácil acesso, e com muito pouco dinheiro.

casa earthbags
Foto: Owen Geiger

Os sacos podem ser preenchidos com materiais locais e naturais, o que reduz a energia incorporada comumente associada à fabricação e transporte de materiais de construção. O material de enchimento é geralmente de composição mineral e não é sujeito a decomposição, em outras palavras, é extremamente durável.

Para ilustrar o quão fácil a construção Earthbag pode ser, Owen Geiger, um dos maiores especialistas no mundo em construções do tipo, desenvolveu um passo a passo em seu site, que é totalmente dedicado ao assunto.

- Publicidade -

Segundo Owen, seguindo estes simples passos, você e meia dúzia de amigos poderão construir uma casa de 58m2 em no máximo dez dias.

As instruções que Owen separou, pressupõe que você tenha limpado e nivelado o local da construção, fazendo fundação onde a casa será construída, que pode ser feita de diversos métodos, inclusive sustentáveis.

Materiais necessários

Você precisará de sacos de polipropileno, conhecidos como sacos de areia no mercado, caçamba de balde (balde com fundo cortado), 4 ou 5 baldes de cimento pesado de 2 galões, fio de alinhamento, cinzel de metal, arame farpado de 4 pontas, martelo, guia de canto, chapa metálica, arame galvanizado de calibre 15, faca, cortadores de fio, fita métrica, enxadas, nível, soquete de compactação, sacos de papel e pá.

- Publicidade -
casa earthbags
Foto: Owen Geiger

Passo 1

Encha os sacos com cascalho ou brita: use baldes de cimento para medir o material de enchimento. Use o mesmo número de baldes para cada saco. Encha aproximadamente 90% do saco, deixando apenas o suficiente para fechá-los costurando. Os sacos devem ser do mesmo tamanho, o que ajuda a manter as paredes em nível. O tamanho do saco é importante, voc6e pode usar o de 18 “x 30″, um maior, usa mais materiais e requer trabalho extra. Não use sacos com menos de 18” de largura, pois podem deixar a parede instável.

Veja neste vídeo como fazer.

Passo 2

Para fechar os sacos, dobre sua extremidade e use fio de calibre 15. Esta técnica facilita o manuseio, evita derramamentos e permite que os sacos sejam preenchidos em toda a sua capacidade.

Veja neste vídeo como fazer.

Passo 3

Coloque os sacos cheios de cascalho de dois em dois a partir dos cantos e aberturas para o centro. Comprima os dois primeiros sacos uns contra os outros, sempre colocando as costuras uma contra a outra, nunca voltada para fora ou em cantos e extremidades. Alinhe os sacos ao fio; Pressione os sacos com o soquete para que fiquem nivelados e compactados.

Veja neste vídeo como fazer.

Passo 4

Adicione arame farpado: use duas fileiras de arame farpado de 4 pontas entre cada alinhamento de sacos; Use tijolos ou pedras para temporariamente segurar o arame farpado no lugar.

casa earthbags
Foto: Owen Geiger

Passo 5

Utilize uma chapa metálica para encher os sacos, sem que eles fiquem presos ao arame farpado na confecção das próximas fileiras. Costure os sacos já no local que ficarão, colocando-os novamente uns contra os outros. Depois de alinhados, retire a chama metálica deslizante. Continue com os sacos cheios de cascalho até que você obtenha segurança acima do grau para evitar o risco de danos causados pela umidade.

Veja neste vídeo como fazer.

Passo 6

Repita o processo agora usando sacos cheios de terra, porém com algumas pequenas mudanças: vire os sacos pelo avesso para evitar cantos protrusos; Use solo levemente umedecido; Pressione o conteúdo ligeiramente depois de cada carga de balde ser adicionada; Soque cada saco depois que ele é alinhado na posição. É importante garantir uma boa sobreposição, para que a estrutura se mantenha estável.

Neste vídeo e neste vídeo você confere como fazer estes passos.

Passo 7

Faça sacos de tamanho personalizado para preencher espaços de tamanhos diferentes, em meio à parede. Encha o saco até o nível aproximado e corte o excesso de material do saco; Dobre cada lado da abertura em direção ao centro e dobre sob o saco; Coloque o saco na parede.

Veja neste vídeo como fazer.

Passo 8

Compacte o nível dos sacos após cada camada completa completo. Pressione os pontos altos em primeiro lugar, em seguida, uniformemente compacte toda a parede várias vezes continuamente, isso evita a criação de pontos baixos. Evite compactar por muito tempo o mesmo saco, 1 minuto por saco é o suficiente.

Veja neste vídeo como fazer.

Os próximos passos você pode conferir no site de Owen, Earthbags Building. Os vídeos no canal do autor no YouTube demonstram todos os processos.

casa earthbags
Foto: Owen Geiger

Ele também vende apostilas (veja aqui e aqui) com tudo o que você precisa saber para começar a construir utilizando o método e também disponibiliza plantas de residências feitas com o sistema.

Veja aqui uma casa na Colômbia feita em método semelhante, o superadobe.