- Publicidade -

Comissária europeia pede a parceiros que reduzam gases de efeito estufa

A representante disse que a União Europeia prepara a adoção de um objetivo “ambicioso” de redução em 40% das emissões.

A comissária europeia da Ação pelo Clima, Connie Hedegaard, advertiu que não se pode suspender as alterações climáticas e pediu aos parceiros internacionais que atuem urgentemente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

- Publicidade -

"Carregar no botão, 'adiar' não funciona quando se trata do clima", disse Hedegaard em comunicado, após conhecer os resultados do relatório divulgado na última segunda-feira (31) pelo Painel Intergovernamental da ONU sobre Alterações Climáticas (IPCC) em Yokohama (ao sul de Tóquio).

O documento alerta para o aumento do risco de secas, inundações e incêndios florestais na Europa devido aos efeitos das alterações climáticas, tanto a curto como em médio prazo.

"Mais conhecimento é sempre bom, mais ação seria ainda melhor", lembrou Hedegaard, destacando que é hora de "despertar e atuar da forma necessária".

A comissária disse que a União Europeia prepara a adoção de um objetivo "ambicioso" de redução em 40% das emissões de gases de efeito de estufa até 2030, em relação aos níveis de 1990. Ela espera que a meta seja adotada até ao fim deste ano, após a aprovação pelos Estados-Membros e pelo Parlamento europeu.

- Publicidade -

Hedegaard pediu a "todos os grandes emissores" desses gases contaminantes que "façam o mesmo com urgência", e insistiu que não se pode deixar de atuar contra as alterações climáticas.

"Ao acordar com o alarme do relógio todas as manhãs, carregar no botão de 'repetição’ pode parecer que nos dá mais um momento de calma antes de termos de nos levantar e enfrentar o dia. Mas esse tempo adicional será uma ajuda?. Não quando se trata do clima", disse Hedegaard.

A responsável comunitária das políticas de luta contra o aquecimento global acrescentou que o relatório do IPCC "mostra uma clara evidência de que as alterações climáticas têm já impactos significativos e generalizados".

- Publicidade -

"Também diz que é necessária uma ação urgente e decidida para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e reduzir esse impacto no futuro", acrescentou.

Da Agência Brasil