- Publicidade -

Calçada capaz de gerar energia solar é instalada nos EUA

Estrutura usa o sol para abastecer 400 lâmpadas LED e se integra a um sistema que produz energia para um edifício.

Um grupo de estudantes do Instituto Solar da Universidade George Washington e os arquitetos norte-americanos do Studio39 desenvolveram o Solar Walk, um pavimento sensível que transforma os raios de sol em energia. Composta por painéis fotovoltaicos, a nova calçada é resistente, não oferece riscos aos pedestres e ainda pode gerar até 400 watts de eletricidade.

- Publicidade -

Composta por 27 placas solares semitranslúcidas instaladas no chão, a calçada, com pouco mais de nove metros, é capaz de fornecer eletricidade a um sistema de 450 lâmpadas LED instaladas debaixo do passeio público, e, no final de sua extensão, a estrutura se liga a um sistema que gera energia suficiente para abastecer o Innovation Hall, importante edifício da universidade.

A solução em mobilidade urbana para pedestres, que também é fonte interminável de geração de energia limpa, foi instalada no campus de ciência e inovação da universidade, localizada no estado norte-americano de Virginia. Segundo o site Gizmag, os painéis foram construídos pela empresa Onyx Solar, com a cor cinza e aparência semelhante à do cimento. A estrutura é totalmente segura, e não transmite calor aos pedestres, mesmo durante os picos de geração de eletricidade.

Com a apresentação e o patenteamento da calçada geradora de energia solar na universidade norte-americana, a expectativa é que as autoridades públicas e a construção civil inspirem-se na instalação, ampliando o eixo de aplicações de energias renováveis ao redor do mundo. Esta não é a primeira experiência de tecnologia verde com os pavimentos instalados nas cidades: conforme informamos em junho deste ano, foi criado na Holanda um asfalto especial, capaz de absorver a poluição do ar.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -