Inicio Meio Ambiente Belo Monte coloca em risco 50 espécies de peixes, diz Science

Meio Ambiente

Belo Monte coloca em risco 50 espécies de peixes, diz Science

Artigo salienta importância de licenças mais rigorosas.

11 de janeiro de 2016 • Atualizado às 11 : 45

Um terço dos peixes de água doce do mundo está nas bacias hidrográficas da Amazônia, África e Ásia. | Foto: iStock by GettyImages

Belo Monte coloca em risco 50 espécies de peixes, diz Science
1.14K
0

Considerada a principal geradora de energia renovável no Brasil, não é novidade que a usina hidrelétrica gera impactos sociais e ambientais.  Essa contradição é tema de um estudo recente da revista científica Science, que critica as ameaças sofridas pelos peixes afetados pelas barragens.

A pesquisa revela que um terço dos peixes de água doce do mundo está nas bacias hidrográficas da Amazônia, em regiões da áfrica e Ásia convivendo com todas as intempéries da produção de energia elétrica. Estas são as bacias de três dos principais rios do planeta.

No caso do Brasil, a obra de maior polêmica é a usina de Belo Monte, que ameaça 50 espécies encontradas apenas no país. Somando as bacias dos três rios há um total de 4 mil espécies – a maioria é encontrada somente ali.

Os autores do estudo se mostram céticos quanto aos benefícios às comunidades no entorno da Amazônia, como a geração de emprego ou fornecimento de energia. No fim das contas, o prejuízo pela perda da pesca, agricultura e, claro, de suas próprias propriedades é maior, afirmam os pesquisadores.

No artigo da Science, embasado por nada menos que 40 especialistas, é salientado a importância de licenças mais rigorosas, que avaliem os custos e benefícios das obras na biodiversidade do planeta.

Redação CicloVivo

 

(1135)

logo
Fechar
Abrir
logo