- Publicidade -

Banheiro tecnológico transforma dejetos em energia e água limpa

O equipamento tem baixo custo e não precisa se conectar às redes ou descartar resíduos em rios.

Divulgação

O “Nano Membrane Toilet” é um banheiro criado por pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, capaz de transformar os dejetos em energia e em água limpa. O projeto, que é apoiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, pode ajudar a melhorar as condições de bilhões de pessoas que não têm acesso a saneamento básico.

- Publicidade -

O equipamento tem baixo custo e não precisa se conectar às redes ou descartar resíduos em rios. Após usar o sanitário, o usuário precisa apenas fechar a tampa para que uma verdadeira mágica aconteça. Um mecanismo de rotação no fundo do vaso destina os resíduos a uma câmara de sedimentação, esse processo bloqueia também os odores.

Na sequência, uma membrana nanotecnológica filtra os dejetos, separando as moléculas de água do restante dos resíduos. Esta etapa evita a proliferação e contaminação causada por agentes patogênicos.

A água vaporizada, então, segue através de uma câmara revestida com nanoesferas hidrofílicas, que ajudam a condensá-la e a cair em um reservatório inferior. Essa água residual pode ser usada na limpeza ou na irrigação agrícola, outro problema das áreas isoladas do mundo.

Os resíduos sólidos são direcionados a uma segunda câmara, onde podem ser incinerados para a produção de energia, usada para manter o próprio sistema ou abastecer pequenos dispositivos móveis. As cinzas residuais desse processo podem ser usadas como fertilizantes naturais.

- Publicidade -

Clique aqui para mais detalhes.

Redação CicloVivo

- Publicidade -