Inicio Faça você mesmo Aprenda a plantar abacaxi em casa

Faça você mesmo

Aprenda a plantar abacaxi em casa

Plantar um abacaxi em casa e acompanhar todo o processo de desenvolvimento é uma verdadeira terapia.

6 de março de 2017 • Atualizado às 17 : 00
Aprenda a plantar abacaxi em casa

Suculento, saboroso e nutritivo são adjetivos que se encaixam perfeitamente quando se fala em abacaxi. | Foto: Foto: Courtney Boydston/Flickr

15.39K
0

Suculento, saboroso e nutritivo são adjetivos que se encaixam perfeitamente quando se fala em abacaxi. O fruto tropical traz diversos benefícios à saúde e é um importante aliado para manter o organismo funcionando sempre bem. Além de tudo isso, plantar um abacaxi em casa e acompanhar todo o processo de desenvolvimento desta fruta é uma verdadeira terapia.

Veja abaixo o passo a passo para cultivar este alimento em um vaso ou horta.

  1. Escolha um abacaxi orgânico
  2. Retire a coroa

O ideal é que este processo seja feito com a própria mão, torcendo o abacaxi até que a coroa saia totalmente. Isso garantirá que o miolo permaneça inteiro. Para que o processo seja bem-sucedido, a fruta deve estar madura e não pode ocorrer a presença de insetos ou larvas perto da coroa.

  1. Retire algumas faz folhas inferiores, para que o miolo fique mais evidente
  2. Deixe-o secar por uma semana

O processo de secamento é necessário para que as cicatrizes sequem e se desenvolvam melhor no passo seguinte.

  1. Coloque a coroa em um recipiente com água

Este processo de imersão é semelhante ao realizado com a batata, por exemplo. Apenas a parte do miolo do abacaxi deve estar em contato com a água. Portanto, você pode usar palitos para equilibra-lo no topo do copo, se necessário. Lembre-se de trocar a água sempre para evitar a presença de mofo ou de larvas.

  1. Espere crescer raízes

Em algumas semanas as raízes começarão a aparecer. Observe e mantenha a coroa na água até que as raízes cresçam alguns centímetros.

  1. Remova para um vaso

Com as raízes mais desenvolvidas, é hora de tirar a coroa da água e plantá-la em um vaso. Não é necessário que ele seja muito grande, 15 centímetros serão suficientes. O solo deve ter terra e 30% de adubo orgânico. Novamente apenas o miolo será plantado, as folhas permanecem fora da terra.

  1. Cuide da plantinha

O abacaxi gosta de ambientes quentes e úmidos. Portanto, mantenha-o em locais que tenham temperaturas sempre acima dos 18oC e, de preferência, que recebam luz indireta durante todo o ano. Mas, conforme ele for se desenvolvendo, também pode ser colocado ao sol.

  1. Aguardo o florescimento do abacaxi

Antes de ver a fruta, você verá uma florzinha no centro da coroa. É a partir dela que o abacaxi irá se desenvolver.

Ao plantar em vasos os frutos não serão do mesmo tamanho dos encontrados em feiras e supermercados. Para ter frutos grandes, é necessário plantá-lo em uma área que tenha 1,8 metros de largura e 1,8 metros de altura.

Redação CicloVivo

(15392)

logo
Fechar
Abrir
logo