- Publicidade -

As crianças ficam encantadas quando veem os adultos tocando um instrumento musical e, lógico, querem imitá-los. O melhor da fase infantil é que a criatividade não tem limites – assim surgem guitarras imaginárias, microfones improvisados e cantorias no chuveiro.

- Publicidade -

Para ajudar os pequenos, o CicloVivo ensina hoje uma maneira dos pais criarem um violão exclusivo reutilizando papelão. 

O primeiro passo é selecionar os materiais necessários:

  • 3 moldes de um violão pequeno.
  • 2 moldes apenas do corpo de um violão pequeno.
  • Papelão velho, porém resistente.
  • Cola quente
  • Tocos de lápis
  • Estilete
  • Furadeira
  • Elástico de borracha

Como fazer?

Se você não tiver o instrumento para fazer o molde, copie e cole o desenho abaixo em um documento, reduza as margens para zero e imprima em 100%. Em seguida, procure em sua casa um papelão que não tenha utilidade. O ideal é que ele seja mais duro, com mais qualidade, sem dobras ou pregas. Se não tiver em casa, pergunte aos vizinhos ou no mercado mais próximo. 

Faça dois moldes do corpo e três moldes de violão com corpo, braço e um furo no centro.

Com uma pistola de cola quente, una duas peças completas de violão. 

- Publicidade -

Pegue dois tocos de lápis para fazer o rastilho e a pestana, criando uma ponte para as cordas do instrumento em cada extremidade. Abaixo do círculo no centro, desenhe uma linha reta e quatro pontos. Com o estilete, faça uma abertura rasa nessa linha e cole o pedaço de lápis. Use a furadeira para fazer os furos nos pontos já traçados. 

Agora é a vez de cuidar da parte superior. Pegue o pedaço de lápis menor para colar no braço do violão. Siga o mesmo procedimento: trace a linha e os pontos e use estilete e furadeira para definir os cortes.

Use as tiras de elástico para fazer as cordas. Prenda quatro tiras em um clipe e passe-as através dos furos, deixando os dois clipes nas extremidades e escondidos na parte de trás, Use a cola quente para colar o clipe no papelão, mas tenha cuidado para não passar cola na tira de borracha.

- Publicidade -

Passe cola quente em toda essa parte traseira do violão e cole mais uma peça completa de violão de papelão.

Em seguida, cole as duas peças do corpo de violão para dar mais resistência e durabilidade. Pressione todas as camadas para que fiquem bem firmes. 

Se necessário, apare as arestas com o estilete e está pronto o instrumento que vai animar o seu filho. 

O melhor desse violão, é que diferente dos pequenos eletrônicos encontrados nas lojas de brinquedos, ele não faz barulho. 

Para conferir as imagens do passo a passo, acesse o blog Make It e Love It.