- Publicidade -

Aprenda a fazer leite de arroz caseiro

Fácil de fazer, nutritivo e com baixo valor calórico, este leite de arroz caseiro é uma opção barata de leite vegetal

A alergia a lactose tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, nos últimos anos tem ocorrido uma tendência mundial em trocar o leite de vaca por opções de fonte vegetal. Apesar de serem caros nas prateleiras dos supermercados, é possível fabricar o seu próprio leite em casa.

- Publicidade -

O CicloVivo dá a dica de como fazer o leite de arroz, uma das opções mais baratas em termos de leite vegetal. Além de ser muito nutritivo, ele possui baixo teor calórico, ideal para quem quer perder peso.

Leite de Arroz

Ingredientes

– 2 copos de arroz integral

– 1/3 de copo de castanha de caju crua (pode ser substituído por 2 colheres de sopa de óleo de girassol)

– 1 colher de chá de sal

- Publicidade -

– 4 colheres de sopa de mel

– 1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

– Água

- Publicidade -

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz (sem tempero). Enquanto ele ainda estiver quente, coloque-o no liquidificador juntamente com a castanha, o sal, o mel a baunilha e dois copos de água em temperatura ambiente. Bata a mistura por aproximadamente três minutos ou até ela ficar totalmente homogênea, sem pedaços de arroz ou castanha. Acrescente mais um litro de água e bata novamente. A textura do leite pode variar de acordo com a quantidade de água utilizada.

Não é necessário coar, mas se quiser fazê-lo use uma peneira comum ou um pano higienizado. O leite de arroz fica branquinho e com uma consistência bastante semelhante ao do leite de vaca. Ele pode ser misturado a outros alimentos ou consumido puro.

Veja aqui como fazer o leite de aveia e aqui o leite de amêndoa.