- Publicidade -

Aprenda a fazer 5 produtos de beleza caseiros e naturais

Cremes, hidratantes, esfoliantes, protetores labiais. Para quem deseja manter uma pele bonita e com aspecto saudável, os cosméticos são ótimos aliados. O problema é que, às vezes, eles têm um custo difícil de arcar e, por isso, daremos algumas dicas

Cremes, hidratantes, esfoliantes, protetores labiais. Para quem deseja manter uma pele bonita e com aspecto saudável, os cosméticos são ótimos aliados. O problema é que, às vezes, eles têm um custo difícil de arcar e, por isso, daremos algumas dicas para que você possa fazer seus próprios produtos de beleza utilizando materiais da sua cozinha.

- Publicidade -

– Lábios ressecados:

Essa receita, do Blog Deliciosamente Organizado, é para os lábios que não resistem às constantes mudanças de temperatura.

2 colheres (sopa) de óleo de canela

1/2 colher de sopa de açúcar

- Publicidade -

1 1/2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Uma gota de baunilha

Misture todos os ingredientes e guarde em um recipiente pequeno. Com o dedo esfregue a mistura na boca em movimento circular, depois enxágue.

- Publicidade -

Obs.: Se quiser preparar também o óleo, coloque alguns paus de canela dentro um frasco e azeite de oliva. Deixe os dois ingredientes no vidro fechado por duas semanas. Passado esse tempo, você poderá retirar o líquido.

– Creme para pele:

A dica a seguir, do site Rawmazing, é para manter a pele macia. Pode ser usado, principalmente, para pele muito seca ou que resseca com facilidade.

1 xícara de manteiga de Karité Orgânica

1/2 xícara de óleo de coco

1/2 xícara de óleo de amêndoas

 O primeiro passo é derreter a manteiga misturando-a ao óleo de coco. Após retirar do fogo, deixe o composto esfriando por 30 minutos. Depois coloque o óleo de amêndoas e, se quiser, acrescente óleos essenciais de sua preferência. 

Coloque a mistura no congelador e espere até que ela possa se solidificar parcialmente. Bata essa mistura até que a consistência fique parecida com a da manteiga. Armazene o composto em um frasco de vidro limpo e está pronto.

– Desodorante caseiro:

A dica do desodorante caseiro foi desenvolvida pela escritora Mandi Ehman, que se diz cautelosa na hora de comprar desodorantes devido às substâncias químicas do produto e ter receio de antitranspirante, exatamente, pelo fato deles inibirem a transpiração. Para fazê-lo serão necessários apenas os seguintes itens:

1/4 xícara de bicarbonato de sódio

1/4 xícara de amido de milho

5 colheres (sopa) de óleo de coco

Óleos essenciais de sua preferência

Em uma tigela misture o bicarbonato de sódio e o amido de milho. Adicione o óleo de coco e, novamente, misture bem. Não é preciso, mas se quiser, coloque óleos essenciais aromáticos.

O composto deve ser armazenado em um pote com tampa ou ser transferido para um recipiente de desodorante vazio.

– Esfoliante de gengibre:

O gengibre é ótimo para pele sensível e ajuda em casos de vermelhidão. Como esfoliante, a receita do Food for my family pode ser usada uma vez por semana.

1/4 xícara de óleo de coco

1 colher (sopa) de gengibre picado

1/4 xícara de óleo frio (pode ser de semente de chá, girassol ou óleo de amêndoa)

3/4 xícara de açúcar cristal

1/4 xícara de sal

Gotas de óleo essenciais

No fogo baixo, aqueça o óleo de coco e pedaços de gengibre de cinco a dez minutos. Retire do fogo e passe a mistura por uma peneira fina ou através de um filtro de café. Com o óleo ainda quente, misture o óleo frio. Deixe que o produto fique em temperatura ambiente.

Junte o açúcar e o sal, além dos óleos essenciais, de sua preferência. Para esfoliar a pele, deixe toda a mistura descansar na pele de dois a quatro minutos. Use um pano úmido de água quente por um minuto e depois limpe o excesso. Enxágue e repita o processo, até que o óleo seja retirado completamente.

– Gloss caseiro:

Essa receita é para quem não dispensa uma cor nos lábios, mas tem dificuldades em encontrar batons que não sejam produzidos com derivados de petróleo.

3 colheres (sopa) de cera de abelha  

3 colheres (sopa) de óleo de coco

3 colheres (sopa) de manteiga de cacau

3 colheres (sopa) de manteiga de karité

Gotas do seu óleo essencial refrescante, como limão e hortelã

Derreta a cera de abelha em uma panela pequena em fogo baixo. Adicione o óleo de coco, manteiga de cacau e manteiga de karité. Derreta todos os ingredientes juntos. Se quiser dar um pouco de cor ao brilho labial, adicione um pouco de batom e óleos essenciais para a mistura.

Usando uma colher, despeje o líquido derretido em seus recipientes de batom. Deixe que o produto esfrie completamente para endurecer. Cubra com tampa e decore seu rótulo. Com informações do Babble.

Redação CicloVivo