- Publicidade -

Aplicativo ajuda usuários a economizarem água

Calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos são algumas das funções disponíveis.

mobile
Foto: iStock

O Instituto Akatu se uniu à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para criar o aplicativo “Nossa Água”. Trata-se de uma nova ferramenta para ajudar os brasileiros a enfrentarem o período de seca que já atinge as cidades que, historicamente, não sofriam de crise hídrica.

- Publicidade -

A ideia é ajudar a população sobre como economizar água. Calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos são algumas das funções disponíveis no aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente.

A calculadora de banho contabiliza em litros o consumo de água de acordo com o tempo gasto no chuveiro. Além disso, apresenta um ranking do gasto em relação ao banho anterior. Segundo os desenvolvedores, se uma pessoa demora 40 minutos no chuveiro, seu gasto médio pode chegar a 200 litros, enquanto que um banho de 10 minutos gasta 50 litros de água.

O app ainda oferece o jogo “O Encanador”, em que o usuário precisa consertar todos os vazamentos para a água fluir livremente pela tubulação. Neste game, há várias fases e, em cada uma delas, o participante recebe uma dica de economia e pode ler mais sobre o assunto e compartilhar nas redes sociais.

O aplicativo pode ser baixado no Play Store para celulares Android, veja aqui. Até o fim do ano será possível fazer o download no iOS e Windows Phone. A ideia pode ajudar muito a população a contribuir com o meio ambiente e ainda economizar dinheiro na conta de água.

- Publicidade -

Redação CicloVivo