- Publicidade -

66 gestos de chimpazés são decifrados por cientistas

Os chimpanzés também possuem um grande sistema de comunicação. Os significados descobertos deram origem a um dicionário.

Um grupo de estudiosos está desvendando os significados da linguagem gestual dos chimpazés – a comunicação mais utilizada por eles. A pesquisa é mais uma confirmação científica de que, na vida selvagem, eles são os que desenvolvem o mais próximo dos gestos humanos.

- Publicidade -

Em cerca de um ano e meio de observações, na Reserva Florestal Budongo, na Uganda, foram 66 gestos decodificados e 19 mensagens diferentes catalogadas pelos autores Catherine Hobaiter e Richard Byrne, da Universidade de Saint Andrews, na Escócia.

"É conhecido há mais de 30 anos que os chimpanzés se comunicam desta forma, mas estranhamente ninguém tentou responder à pergunta óbvia: 'o que esses macacos realmente tentam dizer' ?", afirmou o professor Byrne.

Publicado no site da revista cientifica “Current Biology”, o estudo mostra que assim como a complexidade da linguagem humana, os chimpanzés também possuem um grande sistema de comunicação, com diversos gestos usados para a mesma finalidade. Os significados descobertos originaram um dicionário.

"Assim como com palavras humanas, alguns gestos têm vários sentidos. Chimpanzés podem usar mais de um gesto para o mesmo fim – especialmente nas negociações sociais, onde o resultado final pode ser uma questão de dar e receber”, explica a primatologista Catherine.

- Publicidade -

Segundo a pesquisadora, houve momentos em que registrava as interações e tinha a impressão de que alguns significados não eram possíveis ser capturados. “Às vezes, ela recordou, um chimpanzé fazia um gesto para o outro, em seguida, pareciam satisfeitos, embora nada mais parecia acontecer. Adoraria saber o que estava acontecendo”, afirmou ao site Wired

Agora os pesquisadores da Universidade de Saint Andrews vão investigar possíveis variações de significado por trás de certos gestos dos chimpanzés.

Alguns gestos decifrados:

- Publicidade -

– Um abraço no ar é um pedido de contato

– Quando um chimpanzé bate no outro significa “Pare com isso”

– Bater em um objeto significa "Afaste-se"

– Levantar o braço significa "Eu quero 'ou' me dá isso"

– Quando uma mãe mostra a sola do pé é o mesmo que dizer "Suba nas minhas costas"

– Tocar o braço do outro é um pedido: "Me coce".

Confira o estudo completo "O significado dos gestos dos chimpanzés” aqui

Redação CicloVivo