- Publicidade -

18 cursos ambientais gratuitos que acontecem em março

A Umapaz, em São Paulo, promove uma série de oficinas gratuitas no mês da mulher.

A Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) está com uma programação recheada de cursos no mês da mulher. Separamos alguns deles para você se antecipar e inscrever-se o mais rápido possível. A instituição está localizada no parque Ibirapuera e todas as oficinas oferecidas são gratuitas.

- Publicidade -

Dia 1:

18h – Palestra: Transformando os conflitos socioambientais dentro dos princípios da Cultura de Paz.

Com 50 vagas disponíveis, o programa busca oferecer um campo de reflexões e partilha de práticas aos profissionais e cidadãos que lidam diariamente com as questões da violência. “Para resolver pacificamente os conflitos, não basta que as pessoas estejam sensibilizadas, é necessário que estejamos preparados para compreender os conflitos, para escutar, com respeito, as razões de cada um, para dialogar e desenvolver o processo de tecelagem de acordos, utilizando formas de comunicação não violenta”, diz o texto do evento. Inscrições aqui.

A palestra será realizada na sede da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera. A entrada mais próxima é pela Av. Quarto Centenário, 1268, acesso pelo portão 7A.

- Publicidade -

Dia 2:

9h ou 14h – Oficina de hortas verticais

Com o intuito de capacitar os participantes e estimular os processos de inclusão social e de cultivo orgânico de alimentos, como hortaliças e temperos, a atividade vai levar os participantes a plantar e lançar as sementes na terra. Descobrir como preparar o solo para receber plantio, aprender como funcionam as manutenções e os sistemas de rega, ver concepções e desenhos de hortas verticais e por fim entender como proteger e desenvolver novas técnicas de cultivo que permitam uma redução no uso de químicos também fazem parte da ação.

- Publicidade -

A mesma oficina será ministrada em dois parques, duas turmas em cada um deles. No dia 2 de março será no Parque Pinheirinho d’Água:

Turma 1 – 9h às 12h (manhã) ou Turma 2 – 14h às 17h (tarde)

Endereço: Estrada de Taipas s/n – Jaraguá

As inscrições devem ser feitas no telefone: (11) 25073798 ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected].

14h às 16h – 40º Curso de cultivo de orquídeas

Serão cinco aulas gratuitas, abordando diversos temas distintos, como preservação da natureza e das orquídeas nas matas brasileiras, aprendizagem de como comprar as plantas de orquidários idôneos, descoberta da classificação e identificação de orquídeas, cuidados de como montar um orquidário em casa ou no apartamento, entre outras.

Para esse curso serão 30 vagas em cada aula, e o participante deve ter no mínimo 18 anos de idade. As inscrições serão realizadas de 15 a 29 de fevereiro, pessoalmente ou diretamente no telefone do núcleo (11) 37217430.

O curso acontece no Parque Previdência nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de março, que está localizado na rua Pedro Peccinini, 88, Jd. Ademar no Auditório do Núcleo de Gestão Descentralizada Centro Oeste.

Dia 3:

9h ou 14h – Oficina de hortas verticais

Mesmo curso ministrado no dia 2, mas neste segundo dia ele será ministrado no parque Benemérito José Brás:

Turma 1 – 9h às 12h (manhã) ou Turma 2 – 14h às 17h (tarde)

Endereço: Rua Piratininga, 365 – Brás

As inscrições devem ser feitas no telefone: (11) 25073798 ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected]

14h às 17h– Palestra: Jardim de chuva: estratégia paisagística em tempos de crise hídrica

Apresentar os benefícios ecológicos e estéticos desta técnica de retenção, infiltração e tratamento das águas de chuva e fornecer requisitos básicos para a implantação de um jardim em quintais residenciais.

A palestra será realizada na sede da UMAPAZ. As inscrições pode ser feitas aqui a partir de quarta-feira (24).

Dia 4:

14h: Trilha das Nascentes no Parque Alfredo Volpi

O programa Trilhas Urbanas realiza trilhas interpretativas em educação ambiental nos parques municipais de São Paulo. A trilha monitorada é uma caminhada ao longo do parque, com paradas em pontos estratégicos para o desenvolvimento de atividades interativas. Durante a monitoria são tratados aspectos geográficos, históricos, culturais, da fauna, flora e temas socioambientais.

Esta trilha tem como ponto de encontro o parque infantil do local, que está na Av. Eng. Oscar Americano, 480. Mais informações no telefone: (11) 3031-7052.

14h30: Palestra: Implantação das coletas seletivas de resíduos sólidos de acordo com o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Vamos conhecer?

Com 40 vagas, o programa compõe a exposição do que é o plano de gestão de resíduos sólidos, uma oficina de montagem de plano de coletas seletivas e outra de composteira doméstica com minhocas. As inscrições podem ser feitas aqui. A palestra acontece da sede da Umapaz.

Dia 6:

9h ou 11h: Oficina de Permacultura no Parque Municipal do Nabuco

Serão realizadas oficinas no dia 6 (domingo) e 17 (quinta-feira)

Horário: das 9h às 11h ou das 11h às 13h (esses horários ocorrerão nos dois dias)

Local: Administração do Parque Municipal do Nabuco – Rua Frederico Albuquerque, 120 – Jardim Itacolomi. Inscrições: aqui.

Dia 8:

9h às 12h: Oficina cultivando hortaliça em jardineira

Com 40 vagas, o intuito é conhecer os meios simples do cultivo de hortaliças em pequenos espaços. A oficina será ministrada no Campo Experimental da Escola de Jardinagem, na Escola Municipal de Jardinagem. As inscrições serão abertas a partir do dia 29 de fevereiro aqui.

Dia 9:

8h às 12h: Minicurso – Sustentabilidade no prato: interfaces entre alimentação, saúde e ambiente.

Expor quais são as escolhas conscientes na alimentação é um dos temas que serão debatidos no curso. Também será abordado o sistema agroalimentar moderno e suas características e impactos socioambientais. Está preparado para ampliar sua visão sobre as interfaces entre alimentação, ambiente e saúde? As inscrições estão abertas e devem ser feitas no telefone (11) 25073798 ou pelo e-mail [email protected].

O curso será realizado no Parque Pinheirinho D’Água, na Rua Amador Aguiar, 701 – Jaraguá.

9h: Palestra: Importância dos morcegos para o meio ambiente e para a saúde pública

A ideia é desmistificar a imagem de que todos os morcegos se alimentam de sangue, com informações sobre a diversidade e a importância destes animais para o meio ambiente. São 50 vagas com seleção por ordem de inscrição. Inscreva-se aqui.

Dia 10:

14h: Trilha das Frutíferas no Parque Aclimação

Esta trilha tem como ponto de encontro a administração do parque, localizado na rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação. Saiba mais aqui.

Dia 11:

9h: Encontros sobre Agroecologia 2016

A Agroecologia é uma visão sobre a agricultura que propõe um repensar sobre as formas de produção dos alimentos e os impactos ambientais e de saúde gerados para toda a sociedade. Mais do que isso, reforça a importância da aproximação dos consumidores com os produtores, a valorização do trabalhador rural, e a necessidade de revermos nossos hábitos alimentares e as escolhas que fazemos diariamente.

A programação completa e inscrições você confere aqui.

Dia 16:

19h: Mesa Redonda: O que aconteceu na COP 21 e como iremos nos posicionar frente ao acordo e desafios

A COP21 gerou diferentes percepções diante de seus resultados e muitas perguntas. Foi um sucesso? Gerou avanços? Retrocedeu? Ou foi um grande fracasso? Como foi a participação do Brasil? Afinal o que foi a COP21 e quais suas reais repercussões para o Brasil e o mundo? Esta mesa redonda levará pessoas que estiveram na conferencia para debater o tema. Mais informações e inscrições aqui.

Dia 17:

13h30: Palestra/ Trilha: Identificação e cultivo de plantas medicinais

Apresentar informações básicas sobre as plantas medicinais quanto à identificação botânica correta, cuidados nos usos e dicas sobre o cultivo. Na segunda parte, será feita uma caminhada pelo Viveiro Manequinho Lopes para identificar diversas espécies de plantas medicinais. O evento acontece na sede da Umapaz, mais informações e inscrições aqui.

Dia 18:

9h ou 14h: Oficina de Compostagem: Sistema aberto e fechado

A oficina será ministrada das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Parque Municipal Benemérito José Brás. Rua Piratininga, 365. Brás (ao lado da estação Brás do metrô). São Paulo, SP

Inscrições: pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (011) 2507-3798

Dia 22:

13h30: Palestra: Pragas e doenças

Nesta palestra serão apresentadas aos participantes noções básicas sobre as principais pragas e doenças que ocorrem em jardins e o método de controle utilizado. A oficina será ministrada na sede da Umapaz, mais informações e inscrições aqui ( a partir do dia 14 de março).

Dia 23:

13h: Palestra: Síndromes florais

Com 40 vagas disponíveis, ainda é fornecer subsídios para entender a sua função na natureza; bem como as características e estratégias utilizadas pela flor para atrair os agentes polinizadores. As inscrições serão abertas a partir do dia 15 de março, neste link aqui.