- Publicidade -

Londres inicia construção da maior ponte solar do mundo

O trabalho na maior ponte solar do mundo começou na última terça-feira (4). Mais de 4.400 painéis solares serão instalados acima da nova plataforma da estação Blackfriars em Londres. Estima-se que a produção energética será de 900 mil kWh/ano.

O trabalho na maior ponte solar do mundo começou formalmente na última terça-feira (4), com o primeiro dos mais de 4.400 painéis solares instalados acima da nova plataforma da estação Blackfriars. 

- Publicidade -

A histórica estação ferroviária de Londres está passando por uma revitalização de milhões de libras, para atender mais passageiros e melhorar o serviço de trem, que inclui o alargamento da plataforma junto a Ponte Blackfriars, uma estrutura construída em 1886 que atravessa o rio Tamisa.

Quando concluída, em 2012, a ponte vitoriana será palco para cerca de seis mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos (PV), satisfazendo metade da necessidade energética da estação, tornando-se o maior painel solar da cidade e a maior ponte solar do mundo.

A Solarcentury, empresa britânica que está gerenciando a instalação, espera que os painéis gerem cerca de 900 mil kWh de eletricidade por ano, reduzindo as emissões anuais de CO2 em aproximadamente 511 toneladas.

"A Ponte Blackfriars é um local ideal para a energia solar, um novo grande espaço de telhado icônico, bem no coração de Londres", disse Derry Newman, executivo-chefe da Solarcentury, em um comunicado.

- Publicidade -

"Estação de edifícios e pontes são partes fixas de nossa paisagem urbana e é ótimo ver que esta gerará energia renovável todos os dias no futuro. Para que as pessoas vejam que a energia solar está funcionando este é um passo vital para um futuro de energia limpa."

Outras medidas de economia, tais como sistemas de coleta de água da chuva e tubos de sol para iluminação natural, também estão sendo instalados na Blackfriars, como parte dos planos da Network Rail (Rede Ferroviária) para reduzir as emissões de carbono em 25% por quilômetro a cada passageiro até 2020.

Lindsay Vamplew, diretora de projetos da Rede Ferroviária Blackfriars, disse que a reforma irá tornar a estação um modelo para as estações verdes ao redor do mundo. “Nós estamos criando uma estação espaçosa e moderna e entregando um melhor serviço de trem para os passageiros, enquanto que, ao mesmo tempo a instalação do maior painel solar de Londres faz a Blackfriars mais ecológica e sustentável”.

- Publicidade -

"A ponte faz parte da história da nossa estrada de ferro", disse ela. "Construído na era do vapor, estamos trazendo a tecnologia solar do século 21 para criar uma estação icônica para a cidade." Com informações do The Guardian. 

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter