- Publicidade -

26 unidades de saúde de Florianópolis têm hortas medicinais

O objetivo é a distribuição gratuita de plantas fitoterápicas e temperos aos pacientes e à população em geral.

Boldo para auxiliar a digestão, guaco para curar gripe, baleeira para cicatrização, alecrim para curar depressão e lavanda para relaxar. Essas ervas medicinais são exemplos de plantas que podem ser encontradas nas Hortas Medicinais das Unidades de Saúde de Florianópolis, capital de Santa Catarina.

- Publicidade -

Natureza como remédio

Das 49 unidades de saúde do município, 26 possuem hortas medicinais. O projeto é uma parceria entre Prefeitura de Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a comunidade. O objetivo é a distribuição gratuita de plantas fitoterápicas e temperos aos pacientes e à população em geral.

O médio da família, Igor Tavares Chaves, que atua na unidade da Prainha, relata que os chás podem auxiliar, por exemplo, no tratamento da dor crônica, no combate ao estresse, ansiedade e depressão. “As plantas medicinais têm sido usadas, principalmente, para evitar o uso crônico de algumas medicações que podem levar à dependência. Algumas delas têm bons estudos e têm benefício similar ou superior a algumas medicações”, diz.

Programa

As hortas medicinais integram o programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, área em que Florianópolis é considerada referência pelo Ministério da Saúde. Além das hortas, são oferecidas à população práticas integrativas, como yoga, biodanza, lian gong, qi gong, dança circular, além de sessões de acupuntura, Auriculoterapia, massoterapia, reflexologia e Reiki. Os usuários interessados devem buscar informações junto a unidade de saúde do bairro onde moram e verificar quais profissionais oferecem as práticas.

O secretário da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, reforça que as práticas integrativas ampliam o conceito e fortalecem a construção coletiva do cuidado em saúde, por isso, merecem espaço na rede pública.

- Publicidade -

Foto: Francelise Martini/Divulgação/pmf

As informações são da Prefeitura de Florianópolis

- Publicidade -

Leia mais: SUS inclui 10 novas terapias alternativas