As definições de casa na árvore relacionadas à ideia de um abrigo para brincadeiras de criança foram alteradas! Isso porque o arquiteto vietnamita Chu Văn Dông criou a Second Forest House, uma casinha moderna apoiada na beira de uma colina que fica rodeada por árvores. O resultado é um ambiente minimalista e elegante que pode abrigar de duas a quatro pessoas.

Feita em estrutura de aço, concreto leve (LWC na sigla em inglês), madeira, vidro e blocos de argila, a casa tem uma estrutura mais leve, fundação menor e consequentemente, baixo impacto ambiental.

Este trabalho é o segundo do arquiteto da D12 Design no estilo. O primeiro, que fica bem ao lado da nova construção, é uma cabana florestal mais simples, feita em madeira e materiais acessíveis, para curtas estadias.

First Forest House à esquerda e Second Forest House à direita. | Foto: Lê Hoàng

Em comparação, Chu Văn compôs a Second House para ser usada como habitação permanente, com cozinha, quarto, banheiro e sala de estar. Uma rede posicionada na lateral da construção funciona como varanda e permite que o morador deite e relaxe em um ambiente totalmente envolto pela natureza. Para ampliar o conforto e ainda assim manter uma estrutura pequena, o imóvel foi finalizado com uma banheira de hidromassagem instalada do lado de fora.