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Dia das Crianças: dicas para uma infância sem consumismo

Para um Dia das Crianças feliz, vamos valorizar o tempo juntos e soltar a imaginação!

Published 12/10/2022
crianças

Foto: iStock

O Dia das Crianças chegou! Sabemos que este é um período em que as crianças são alvo de campanhas publicitárias persuasivas. Elas são bombardeadas por apelos mercadológicos em canais por assinatura, TV aberta, vídeos no Youtube, etc. Como o senso crítico delas está em fase de estruturação e amadurecimento, tornam-se indefesas aos apelos de consumo.

Os especialistas em marketing tentam convencer que os brinquedos são fundamentais para o estímulo da inteligência das crianças. Por outro lado, especialistas no desenvolvimento infantil, como a psicóloga norte-americana Susan Linn, alertam que “uma boa brincadeira é 90% a criança e 10% brinquedo”.

Foto: Programa Criança e Natureza | Instituto Alana

Ao observar uma criança brincando, podemos perceber que muitos brinquedos prontos colocam a criança na condição de mera expectadora de um brinquedo que se move sozinho, ou apenas executora de comandos específicos, tornando-a passiva frente ao brinquedo.

Muitos brinquedos industrializados empobrecem o brincar, não alimentam a imaginação, nem estimulam a criatividade e acabam por inibir o trabalho de construção dos brinquedos e brincadeiras pelas próprias crianças.

É preciso brinquedo para brincar?

Um estudo de 2017 da Universidade de Toledo (Ohio – EUA) intitulado “A influência do número de brinquedos no ambiente infantil”, concluiu que ao oferecer menos brinquedos a uma criança, sua imaginação torna-se mais ativa e por consequência, a brincadeira fica mais criativa.

Uma hora por dia em contato com a natureza traz benefícios importantes para as crianças. Foto: iStock

O estudo revelou que quando as crianças têm menos brinquedos no ambiente, brincam por períodos mais longos, e exploram diferentes maneiras de usá-los nas brincadeiras.

Menos brinquedos eleva a qualidade do brincar e pode ajudar a criança a se concentrar melhor na brincadeira com mais criatividade. Quanto maior a quantidade de brinquedos, menor o envolvimento afetivo da criança com eles.

O que é um bom brinquedo?

Infância sem consumismo

Como sair do lugar comum e dar um novo sentido ao Dia das Crianças? De que forma podemos comemorar esse dia sem ceder aos apelos mercadológicos?

Foto: iStock

Que tal olhar seu entorno e perceber a quantidade de materiais do cotidiano que podem virar brinquedos nas mãos das crianças – caixas de papelão, rolhas, caixinhas de fósforos, lenços, etc.

Que tal observar a natureza num passeio ao parque neste Dia das Crianças e descobrir o lúdico ao alcance das mãos – gravetos, sementes, folhas, pedrinhas, etc, que magicamente podem se transformar em brincadeiras? Já pensou como seria divertido organizar uma caça aos tesouros da natureza e depois propor às crianças a criação de um brinquedo ou brincadeira com esses achados?

Construir brinquedos prepara a criança para o desenvolvimento de estratégias na vida adulta. A concentração exigida numa brincadeira criada pelas crianças, corresponde à mesma que será empregada em atividades profissionais no futuro.

Fica o alerta:  criança não precisa de brinquedos industrializados e sim de experiências sensoriais por meio do brincar livre em contato com o mundo natural e do afeto da família, este sim, o maior presente que podemos dar para a criança.

Feliz Dia das Crianças!

Foto: Pixabay
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