doação de sangue
Foto: Pixabay
- Publicidade -

O Complexo Tatuapé, formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, na capital paulista, receberá a campanha “Doe Sangue e Salve Vidas”. Realizada pela SAS Brasil, em parceria com a Drogaria São Paulo e da Roche, a ação acontece nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, menos de 2% da população é doadora regular de sangue. Um número inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 5%. Para Karen Cruz, gerente de Marketing do Complexo Tatuapé, facilitar o acesso da população para a doação é muito importante para que esses números aumentem. “A campanha é uma forma de incentivar as pessoas que frequentam o shopping ou moram na região a contribuir”, pontua Karen.

A campanha tem o apoio do Banco de Sangue Paulista, que atua há mais de 60 anos em prol da população, e é uma referência em transfusões e na distribuição de bolsas de sangue no país para os hospitais conveniados, e do projeto Amorsedoa. “Acolhemos essa campanha porque conhecemos e confiamos no trabalho realizado pelos parceiros. É uma alternativa de espaço acessível e seguro, para que a população possa doar sangue”, explica a gerente.

- Publicidade -
campanha doação de sangue

O atendimento na carreta itinerante que ficará no estacionamento externo do Shopping Metrô Tatuapé, acontecerá das 9h às 15h. Para evitar filas e agilizar o atendimento aos doadores, os interessados devem realizar o agendamento prévio, pelo site.

Doação de sangue

Para fazer a doação, é preciso portar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 52 kg. Menores de idade precisam de autorização do responsável legal. Também é importante evitar comer alimentos gordurosos com três horas de antecedência do horário agendado, estar bem hidratado e descansado, e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

doação de sangue
Foto: iStock

Este ano, devido à vacinação, é preciso seguir algumas orientações:

  • Idosos acima de 60 anos só devem doar, se já tiverem completado o esquema vacinal contra a covid-19 (duas doses, além da dose de reforço).
  • Em caso de sintomas gripais ou de resfriado, febre e diarreia recente, não é permitido doar.
  • Grávidas e mulheres pós-parto também não podem doar.
  • Quem fez tatuagem deve esperar um período de 12 meses para poder realizar a doação. O mesmo período deve ser respeitado por quem fez maquiagem definitiva ou micropigmentação de sobrancelha.
  • Pessoas com doença de Chagas ou malária, quem teve hepatite após os 11 anos, quem tiver evidências clínicas ou laboratoriais de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B ou C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I ou II, não podem doar.

Além disso, quem foi vacinado contra a covid-19 ou qualquer outra vacina deve esperar um período, que varia conforme o imunizante, para doar. Confira:

Coronavac (Sinovac/Instituto Butantan): 48 horas após cada dose.
Cominarty (Pfizer/BioNtech): sete dias após cada dose.
Covishield (AstraZeneza/Oxford/Fiocruz): sete dias após cada dose.
Ad26.COV2.S (Janssen-Cilag): sete dias após a dose única.

Outras vacinas:

Vacina contra a gripe: 48 horas após.
Vacina contra sarampo ou tétano: um mês após.

Complexo Tatuapé – Doe Sangue e Salve Vidas

Onde: Shopping Metrô Tatuapé

Data: 30 e 31 de março e 1º de abril de 2022

Horário: das 9h às 15h

Endereço: Rua Melo Freire, s/n, Tatuapé – São Paulo, SP

Agendamento: www.sasbrasil.org.br/hemocentro.

- Publicidade -