5 praias selvagens para visitar no Rio de Janeiro

São praias escondidas da grande maioria, cujo acesso só é permitido por trilhas ou barco.



Quando se fala em Rio de Janeiro é inevitável associar a cidade às suas praias mais conhecidas, como Copacabana, Leblon e Ipanema. Mas há outras praias escondidas da grande maioria e cujo acesso só é permitido por trilhas ou barco. Chamadas de “praias selvagens”, sem quiosques ou qualquer outro tipo de urbanização, encantam os visitantes que se aventuram a conhecê-las. A lista abaixo, sugere cinco delas, todas na Zona Oeste do Rio.

Praia do Inferno 

Vista de cima da Pedra da Baleia, ao fundo praia do Meio e praia do Inferno. Foto: Wallace Santos Valadão

 

Com águas azuis e agitadas, impressiona por seus 200 metros de beleza. É cercada por paredões de pedras e mata. Ela faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, onde também fica a Pedra do Telégrafo. 

Praia Funda 

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

Localizada a 300 metros da Praia do Inferno, também é cercada por pedras e mata. O destaque fica por conta da Pedra da Lua, formação rochosa repleta de crateras. A Praia Funda tem 300 metros de extensão.

Praia do Meio

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

Com 350 metros de areia, fica a 500 metros depois da Praia Funda. Para chegar até ela – caso se inicie a trilha pelo final da praia –, os visitantes precisam passar por um trecho inclinado de pedra com corda.

Praia do Perigoso

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

Situada entre Grumari e Barra de Guaratiba, esta praia é praticamente deserta e exibe beleza abundante, além de mostrar um ângulo diferente da famosa Pedra da Gávea. Ela fica aos pés da Pedra da Tartaruga e, por ter acesso mais fácil, costuma ficar movimentada nos finais de semana.

Praia dos Búzios

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

A menor delas. É um pequeno pedaço de areia coberto por pedras, o que exige atenção dos banhistas para que não se machuquem.

Como chegar

O acesso às cinco praias é feito pela mesma trilha, que começa na Praia de Guaratiba (Rua Parlon Siqueira, quase chegando a Praia do Canto). Subindo a rua, encontra-se o caminho do Perigoso, trilha que dá acesso às praias. Existe uma bifurcação depois de cerca de 40 minutos de caminhada: Para um lado, as praias do Perigoso e dos Búzios; para o outro do Meio, Funda e do Inferno.

Segundo especialistas, a trilha é considerada moderada e o tempo de chegada às praias depende do condicionamento de cada visitante. Para aqueles que preferirem ir de barco, há embarcações saindo da Praia do Canto. O preço varia de acordo com o número de pessoas, percurso e tamanho da bagagem.

Foto capa: TMbux/cc

As informações são da Prefeitura do Rio de Janeiro.



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!