Duas pessoas que acreditam que vivem para fazer a diferença resolveram sair pelo mundo em busca de ações transformadoras. O casal roda diversos estados brasileiros, e, em breve, outros países, para descobrir as iniciativas que estão fazendo a diferença nas comunidades.

Sem patrocínio, vínculo religioso ou político, o casal de mineiros vendeu tudo o que possuía e viaja desde janeiro de 2011. Intitulada “Caçadores de bons exemplos”, em seu blog, a dupla, Iara Xavier e Eduardo Xavier, afirma que foi motivada pelo cansaço de tanto ouvir notícias ruins. “Acreditamos que existem muito mais pessoas do bem do que ações negativas no mundo”. E foi assim que eles partiram sem rumo para provar que estavam certos.

Durante o tempo em que estão na estrada, um total de 33 meses, já percorreram 162 mil km por terra, mar e ar. Nesse período, eles já conheceram 754 projetos que ajudam pessoas através do esporte, educação, cultura, e, sobretudo, por meio da solidariedade. Todas as ações são descritas no blog.

Sem rotina, os dois dormem em casas de pessoas desconhecidas ou pousadas (quando são convidados), mas, na maioria das vezes, a dupla costuma se abrigar em habitações improvisadas. “Normalmente, dormimos em uma barraca automotiva que temos no teto do carro”, dizem.

Assim eles seguem, com três objetivos em mente: sensibilizar pessoas para criar multiplicadores de ações positivas, formar uma “rede de ajuda” e motivar os bons exemplos para continuarem o trabalho.

“Acreditamos que a vida não tem sentido se focarmos apenas em trabalhar para ganhar dinheiro, adquirir bens e mais bens materiais, cuidar de nossa pequena família e ponto final. Precisamos fazer algo mais, fazer algo por toda a nossa comunidade”, afirma o casal. 

A dupla afirma que não houve planejamento. “Se colocássemos em planilhas ou se pensássemos em como iríamos viver, certamente desistiríamos. Colocamos uma data para sairmos e simplesmente saímos. Não éramos ricos, tínhamos apenas um apartamento e algumas economias. Vendemos o apartamento e fomos modulando o carro de acordo com as nossas necessidades durante o percurso”.

Todos os estados da região sudeste, nordeste, e norte já foram visitados. Agora estão no centro-oeste, rumo ao sul do país. Eles esperam terminar a rota pelo Brasil até 2014 e concluírem a viagem no exterior, em 2015.

Conheça os projetos já relatados e veja como ajudar o casal.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.