Para os adeptos da reutilização, usar casca de ovo como viveiro de mudas ou na compostagem não é novidade. Entretanto, essas não são as únicas formas de reaproveitar o resíduo. Veja abaixo uma lista com seis aplicações úteis.

– Faça velas: Misturando a casca com parafina é possível fazer velas caseiras. Para isso, quebre o ovo ao meio e lave a casca. Em seguida, faça uma abertura no centro da casca e coloque-a em uma caixa vazia de ovo. Derreta a parafina em banho-maria e coloque a ponta do pavio nela. Depois, coloque o pavio na abertura que já você já fez.  Adicione cerca de 50 gramas de parafina derretida em cada casca – use um funil nesta tarefa. Aguarde secar para acender a vela. Se quiser, pinte o ovo para ter uma vela decorativa. Dica: Use parafina em grão, ela é mais fácil de derreter.

– Afaste lesmas e lagartas: Para proteger suas plantas destes animais, espalhe cascas de ovos esmagadas na terra, em volta das plantas. Isso fará com que o invólucro do ovo mude o índice de acidez do solo, tornando-o menos ácido e afastando os bichos. As cascas por si só já repelem as lesmas, que odeiam se rastejar em superfícies ásperas.

– Limpe potes e panos: Alguns pedaços de cascas de ovo trituradas com sabão ajudam na limpeza de utensílios domésticos. Elas quebram as partículas do alimento e ajudam a remover a gordura.

– Fertilize o solo: Rica em cálcio, magnésio e potássio, a casca de ovo pode evitar a podridão apical (problema comum em tomates e outros vegetais de frutificação). Para isso, coloque as cascas para secar na sombra e depois faça uma farinha para fertilizar a terra. É importante não secá-las ao sol, pois, assim, perdem nitrogênio. Também não guarde-as para secar posteriormente – a decomposição das partes orgânicas provoca mau cheiro e atrai animais indesejados, como moscas.

– Preparação de café: Com um pouco de casca triturada no café moído, dificilmente a bebida ficará amarga. A casca reduzirá a acidez natural do grão e deixará o cafezinho mais suave.

– Limpe ralos entupidos: As cascas também ajudam na limpeza das tubulações, melhorando a drenagem. Nesse caso, mantenha sempre algumas cascas de ovo trituradas no filtro da pia de sua cozinha: a medida evitará o entupimento. 

(homestilo/Flickr)

Com informações do Ecycle.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.