- Publicidade -

3 workshops gratuitos sobre arte e reaproveitamento de materiais acontecem em SP

As inscrições estão abertas até 17 de outubro.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove, a partir de 20 de outubro, o Projeto Voodoohop, em parceria com a Casa do Povo. São três workshops que propõem intervenções artísticas no bairro – e com o bairro. A ideia é apurar o olhar dos transeuntes, residentes e trabalhadores para as particularidades do Bom Retiro, tão diverso em culturas e etnias, valorizando a ideia da cidade como lugar de encontro.

- Publicidade -

Composto por performers, produtores musicais, artistas visuais e DJs, o coletivo cultural Voodoohop surgiu em 2009 a partir de uma ideia do alemão Thomas Haferlach – que reside no Brasil desde então – para reavivar o centro velho de São Paulo por meio de encontros itinerantes de arte e música. A convite do projeto Nossa Voz, da Casa do Povo, os artistas do coletivo Caroline Barrueco, Daniel Lie e Florence Moles, coordenarão uma intervenção no Bom Retiro para envolver a comunidade. E o local escolhido foi a feira livre que acontece na Rua Antônio Coruja, todas as quintas-feiras.

Por meio de três workshops, os participantes poderão colaborar com o projeto desde o início do processo criativo para a preparação das intervenções em um dos mais tradicionais pontos de encontro das gerações, etnias e personagens do bairro paulistano.

O Workshop: Construção de Mobiliário terá como matéria-prima madeiras descartadas no entorno da Oficina Cultural Oswald de Andrade. As mesas, cadeiras e bancos construídos serão dispostos em um ambiente de descanso que fará parte da intervenção da Voodoohop na feira livre do Bom Retiro. A atividade acontece entre 20 de outubro e 10 de novembro.

Entre 21 de outubro e 11 de novembro acontece o Workshop: Introdução ao DJ Set, com Ableton Live, e de Produção Musical, com Mpc 2000. A proposta é realizar uma pesquisa de músicas e sons baseada nas multietnias do Bom Retiro. A atividade oferecerá uma introdução ao programa Ableton Live e ao MPC 2000, seguido de discussão e prática da construção de um DJ set autoral utilizando o conceito de colagem e mixagem de músicas escolhidas pelos participantes.

- Publicidade -

Após pesquisa e vivência no bairro, a artista Caroline Barrueco orientará o Workshop: Fotogincana – Edição Bom Retiro entre 22 de outubro e 5 de novembro. A atividade proporá uma espécie de gincana fotográfica para apresentar um Bom Retiro sob a perspectiva de seus próprios residentes. Cada participante receberá uma câmera fotográfica descartável juntamente com uma lista de tarefas. Cada tarefa dará origem a uma fotografia. Todo o processo será conduzido pela ministrante em encontros que abordarão noções básicas de fotografia e formas de explorar a cidade.

As fotografias produzidas no workshop resultarão em uma exposição que visa, além de apresentar o bairro e seus moradores, chamar a atenção para a pluralidade existente no Bom Retiro, bem como para as semelhanças entre seus moradores, apesar de suas diferentes histórias e origens.

Inscreva-se neste site na seção Oficina Cultural Oswald de Andrade. Todas as oficinas são gratuitas. 

- Publicidade -